por Flávio Sépia
Alguns estão chocados com essa declaração de Carlos Bolsonaro.
"Por vias democráticas a transformação que o Brasil quer não acontecerá na velocidade que almejamos".
Chocados porque querem.
Bolsonano e suas facções não escondem desde as manifestações de rua que querem a volta da ditadura. Para eles, as instituições, mesmo aquelas já cooptadas. atrapalham. Outro rebento do clã já disse que "bastam um cabo e um soldado para fechar o SFF". Elogios a torturadores e ditadores brasileiros e ao corrupto e sanguinário Pinochet são rotina. Intervenções na PGR, no próprio STF, na PF, no Coaf têm sido recorrentes. A censura velada ou explícita ameaça, livros, filmes, peças, exposições e até debates em universidades.
O governo de ultra direita passou a receber críticas mais fortes até dos jornais conservadores. Apenas, diga-se, nos casos de medidas que atingem "costumes" e diante de frequentes declarações agressivas de Bolsonaro sobre chefes de Estado. No mais, apoiam integralmente a política econômica, as reformas, os cortes de verba e as privatizações em massa. Nessa linha de critico-ali e apoio-aqui um colunista, recentemente, apontou os erros de Bolsonaro, mas exaltou Paulo Guedes e Sérgio Moro, apesar de todos fazerem parte de um mesmo e coeso governo..
Não dá para ficar em cima desse muro. Todos jogam no mesmo time.
Alguém poderia falar do governo da Alemanha Nazista desancando Hitler e elogiando seu "núcleo duro", Goebbels, Himmler, Speer e Goering?
Jornalismo, mídia social, TV, streaming, opinião, humor, variedades, publicidade, fotografia, cultura e memórias da imprensa. ANO XVI. E, desde junho de 2009, um espaço coletivo para opiniões diversas e expansão on line do livro "Aconteceu na Manchete, as histórias que ninguém contou", com casos e fotos dos bastidores das redações. Opiniões veiculadas e assinadas são de responsabilidade dos seus autores. Este blog não veicula material jornalístico gerado por inteligência artificial.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Esperado e avisado. Mesmo assim o gado votou neles.
Alguma coisa não está caminhando em linha reta neste governo. São muitas as agressões ao regime democrático, que acaba nos botando desconfiado de que alguma coisa muito séria pode estar acontecendo politicamente e ainda não percebemos. Mas, vamos aguardar, na esperança que voltemos a caminhar em linha reta porque este é o verdadeiro caminho do país que vive sob o. regime da democracia.
É inacreditável politicos levianos voltarem a falar contra a democracia. Como o Brasil está pagando caro por ter votado nesse bando de pessoas mal intencionadas.
Os EUA cresceu sob o regime democrático que os "Pai fundadores "criaram ao se libertarem do colonialismo inglês. Democraticamente, mesmo com o assassinato de alguns presidentes, esse país continuou insistentemente no regime democrático e sempre cultuando as imagens dos seus "Pais Fundadores ". Hoje, democraticamente, se torna a mais antiga democracia a governar uma nação. Por que, no brasil, se fala e se suspeita da criação de mais um regime ditatorial a governar este país? Sabemos e conhecemos por experiência, o que um regime ditatorial traz no seu bojo de governo, além das perseguições política, prisões por denúncias, torturas de presos políticos a assassinatos nas prisões. Nos tempos da ditadura do Getúlio Vargas, existia um artigo constitucional, que qualquer cidadão, até por telefone, podia acusar alguém de ser comunista. Digo e afirmo porque, criança ainda, no fim da década de 30, minha mãe me levou a um presídio, em Niterói, para visitar um seu irmão, meu tio, então funcionário público da Secretaria da Fazenda, que estava preso cumprindo uma sentença baseado naquele artigo que o acusava de ser comunista praticante sem nenhuma prova. Os anos se passaram, a ditadura caiu, meu tio foi solto e através de um processo conta o Estado recuperou seu emprego na Fazenda então como Fiscal de Renda. Ganhou o processo e recebeu a sua devida indenização. Esse é o processo de uma ditadura que na sua arbitrariedade cria Atos Institucionais como o AI–5, tirando do povo a sua liberdade de ir e vir e além de viver sob a constante ameaça, de um dia qualquer, ser preso por denúncia de inimigos gratuitos.
Postar um comentário