quarta-feira, 25 de setembro de 2019

No El País: o neofascismo do governo brasileiro


Em entrevista publicada hoje no El País, com chamada na primeira página, Dilma Rousseff, a presidente deposta pelo golpe jurídico-parlamentar de 2016, reforça um rótulo que cada vez mais a mídia global associa ao governo Bolsonaro: é neofascista.

3 comentários:

J.A.Barros disse...

É preciso muito cuidado ao chamar essa palavra "fascismo ", porque inclusive ela é diferente do Nazismo, que não tem nenhuma filosofia na sua essência. Nazismo significa as letras iniciais do Partido Nacional Socialista, o Partido do Adolf Hitler, partido alemão, que através dos seus exércitos levou o mundo à Segunda Guerra Mundial.

Wedner disse...

Cuidado nenhum. O governo Bolsonaro tem todas as características do neo fascismo: censrua, criminalização de movimentos sociais de habitação, terra e meio ambiente, associação com religiosos fundamentalistas, no caso evangélicos, identificação de inimigos a eliminar, pressão e infiltração mo judiciário, uso da mentira como argumento políticos, associação com grupos paramilitares, aliança com o capital, racismo, ameaças às liberdades individuais, opressão às minorias etc. Está tudo aí. as pequenas diferenças são por conta dos tempos atuais, daí a expressão exata que é neofascismo.

Lourival de Caxias disse...

Governo incompetente e que toma todas as medidas a favor dos poderosos e está fudendo o povo na aposentadoria, no salário mínimo, da saúde, educação, no desmeprego. Só atende aos grupos de ricos que vão lá pedir favores.