Reprodução You Tube |
por Niko Bolontrin
O Fantástico, ontem, exibiu um comercial de Neymar para a Gillette. Claro que faz parte de uma atitude programada, pós-Copa, pelo jogador e seu staff.
É pura gestão de crise. Não parece eficiente. As redes sociais estão criticando o filminho.
Aparentemente, como um dos náufragos do time de Tite na Rússia e protagonista de milhares de memes de cai-cai vistas por milhões nas redes sociais, Neymar foi convencido a cuidar dos danos à imagem, que são visíveis. Ele abre o vídeo com um verdade: é caçado em campo. Uma fratura na coluna, outra no pé, lesões musculares provocadas por pancadas, fora as de esforço físico, estão no seu prontuário. E admite outras evidências: exagera na simulação e nas reclamações.
Neymar fala do menino que ainda tem no peito. Nada contra. O poeta Mário Quintana dizia que nasceu menino e morreria menino. Talvez Neymar tenha que levar para o campo a alegria de menino ao jogar futebol. A paixão que mostrava em Santos como um dos Meninos da Vila somada à experiência que já tem.
Alguns comentaristas nem tão amadurecidos assim repetem que Neymar tem que "amadurecer', como se fosse uma manga. Com isso querem dizer que "amadurecer", no seu caso, aos 26 anos (!), é se enquadrar à síndrome de posse de bola e excesso de trocas de passes, de "roda de bobo" ampliada?
Se for isso, é melhor que Neymar permaneça "verde".
Futebol é gol. Pelo menos enquanto estiverem lá aquelas traves que o ingleses bolaram para sinalizar o objetivo do jogo. Acredita? Servem pra isso.
Outro dia o Flamengo empatou com o São Paulo e os especialistas elogiaram a posse de bola e o número de acertos em passes, "jogou melhor", decretaram. Legal, parabéns! Mas não passou do empate murcho.
Não foram poucas vezes que, na Copa, jogadores "limpavam" a bola, obtinham ângulo para chutar a gol, mas preferiam passar para o lateral que vinha esbaforido e já desequilibrado. Medo de bronca do treinador apaixonado por posse de bola?
Neymar, Ronaldo, Messi ficaram no meio do caminho, mas Mpabbé, Griezmann, Modric que dá assistência visando o ataque e não a jogada "de ladinho", Cavani, esse então só pensa naquilo, o gol, Hazard, um driblador, Kane, que usa a precisão do seu chute para enfiar a bola naquelas tais traves muitas vezes desprezadas, mostraram na Copa do Mundo que Ok para as triangulações, Ok para as inversões, para "jogar sem bola", mas uma hora alguém tem que sair do conforto de dar um simples passe lateral de três metros e encarar o marcador e tentar vencê-lo com o fundamento que expõe Neymar à caça e anda em baixa: o velho e bom drible.
Neymar vai continuar caindo. Sua trajetória mostra que, para a maioria dos marcadores, fazer falta é único recurso para lhe tomar a bola.
Que continue livre para driblar e para cair. Mas que volte a ser amigo da bola.
No momento, ela parece um peso que ele carrega tanto no PSG quanto na seleção.
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6 comentários:
Tem gente aí falando que Neymar usou um anúncio onde ganha dinheiro para pedir desculpas. Primeiro, Neymar nao tem que pedir desculpas. Segundo, está ganhando dinheiro com trabalho. Porra quanta amargura Neymar atrai das invejosas
Comercial cafona e lamuriento
Neymar devia se concentrar em jogar e nao dar entrevistas nem se preocupar com midia, tv, rede social,torcida. Basta jogar que vao todos puxar seu saco.
Neymar tah bilionário. Se cansou de jogar futebol, se estao enchendo o saco dele, deve parar. Ta todo mundo histérico, cara dorme e acorda pensando em Neymar.
Mas ele apanha muito, fingindo ou não sentindo dores o fato é que leva muita porrada de seus colegas de profissão e um dos motivos é os colegas não querem levar uma "caneta", ou um " chapéu " ou um drible mais desmoralizaste ou um covarde ataque pelas costas levando uma joelhada que quebrou uma de suas vértebras lombar, pelo jogador covarde chamado Zuniga.
A reação ao comercial de Neymar é antiquada. Ele fez apenas o que faz em redes sociais. O comercial, aliás, tem formato, texto e espírito de rede social. E daí que ganhou dinheiro. Queriam que ele fizesse comercial de graça? Se foi piegas, problema dele e da marca. Muitas reações são tão cafonas quanto. O erro dele é essa besteira de recupera imagem. Concordo com o Rick, basta jogar bola como sabe fazer para recuperar a imagem. E se o futebol já deu pra ele, tem dinheiro para viver bem até os bisnetos e trinetos.
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