segunda-feira, 23 de julho de 2018

Bossa 60: passo e compasso - A exposição que transporta o visitante às imagens e aos sons do Rio em 1958


No grupo em torno de Norma Benguel aparecem, entre outros amigos, Roberto Menescal, Bebeto Castilho e Luiz Carlos Vinhas. Foto: Antonio Trindade/Acervo Roberto Menescal/Exposição "Bossa 60:passo e compasso".

Em cartaz no Espaço Cultural BNDES, no Rio de Janeiro, a exposição "Bossa 60: passo a compasso", uma idealização de Valéria Machado Colela e curadoria do jornalista e crítico musical Tárik de Souza, oferece uma jornada de imagens e sons ao marco inicial da Bossa Nova, em 1958. A mostra possibilita aos visitantes ouvir músicas referenciais, além da leitura de letras antológicas, das capas originais de LPs históricos, as imagens raras de bastidores do nascimento do novo gênero e um clipe de cenas de Ipanema no fim dos anos 1950 e na década de 1960. O autor da foto acima, uma das dezenas de imagens expostas, é Antonio Trindade, fotógrafo que trabalhou na Manchete, Fatos & Fotos e O Globo. Nas palavras de Tárik de Souza, "a exposição procura, através das músicas e imagens da época, esmiuçar as transformações ocorridas no país, em paralelo e, em alguns casos, em parceria) com o cinema novo e com o teatro de vanguarda, além das artes plásticas, literatura, e das mudanças sociais e de costumes".

Um comentário:

J.A.Barros disse...

Será que as gerações de hoje se emocionam ao ver fotos de um grupo de músicos da bossa nova dos anos 50 e 60 tomando Coca–Cola numa mesa de bar ?