O Facebook acaba de retirar do ar um rede de páginas e contas ligadas a líderes do Movimento Brasil Livre, o MBL.
Segundo o Face a medida faz parte de uma intensa campanha de combate a notícias falsas. Nos últimos meses, uma investigação identificou centenas de páginas que configuraram uma rede de perfis falsos ativos na difusão de fakenews.
Em um ano eleitoral, será necessário combater a desinformação. Normalmente, redes falsas têm sustentação milionária, propósitos obscuros, acionam robots, atingem reputações e falsificam repercussões. Muitas são processadas judicialmente, mas é difícil reparar danos já realizados. Esquemas como esse equivalem a versões cibernética das tropas de choque da direita.
Jornalismo, mídia social, TV, streaming, opinião, humor, variedades, publicidade, fotografia, cultura e memórias da imprensa. ANO XVI. E, desde junho de 2009, um espaço coletivo para opiniões diversas e expansão on line do livro "Aconteceu na Manchete, as histórias que ninguém contou", com casos e fotos dos bastidores das redações. Opiniões veiculadas e assinadas são de responsabilidade dos seus autores. Este blog não veicula material jornalístico gerado por inteligência artificial.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário