sábado, 7 de julho de 2018

Rio-Bruxelas: na alegria e na tristeza, a conexão dos Manequinhos...

Reprodução Facebook

Não pergunte por quem o Manneken Pis, de Bruxelas, está mictando. Na linguagem da arquibancada, ele mija por nós. E nas cabeças de Jesus, Fernandinho, Willian, Tite e sua trupe.

O símbolo mais popular da Bélgica inspirou a famosa réplica do Botafogo. Ontem, após a derrota da seleção brasileira para a Bélgica, os dois nunca estiveram tão distantes.

Reprodução Pinterest
O menino mijão da General Severiano já molhou dias melhores: comemorou títulos vestindo camisas de Garrincha, Nilton Santos, Zagalo, Jairzinho...

Provavelmente, os atuais jogadores da seleção, "estrangeiros" devidamente globalizados, não fazem ideia do símbolo mais irreverente do futebol brasileiro e do Botafogo. Em compensação, Manequinho jamais vestiu suas camisas.

Pior para eles.

Ontem, um Manequinho carioca fazia seu xixi silencioso em contraste, no tempo e no espaço,  com a alegria do parça belga.

Diz a lenda que a estátua do Mannekin celebra a coragem do filho de um nobre que urinava tranquilamente enquanto observava seu pai defender o castelo e a aldeia contra invasores. Já o nosso Manequinho foi uma iniciativa do escultor Belmiro de Almeida, que simplesmente achou curiosa a representação e jamais imaginou, em 1914, que sua obra se ligaria ao futebol

O Manequinho torcedor está até agora mandado sua tristeza pelo ralo.


Philippe Close, prefeito de Bruxelas, postou ontem a montagem acima, com a frase "nada a acrescentar".

Também não precisava tripudiar. As redes sociais estão revoltadas...

6 comentários:

Luis Flávio disse...

Vale a gozação. Vencedor tem direito. Brasil pior do que em 2014. Quando foi 4* colocado.

Miro disse...

Tite "morreu" abraçado com Jesus

Silvano disse...

A seleção brasileira é passado. Com a decadência do futebol dos nossos clubes não vai mais ter seleção forte. Nem aqui nem na Argentina.

J.A.Barros disse...

Estão, ao que parece, culpar um pouco, o Neymar pelo fracasso da Seleção e já corre o boato de que Neymar teria manifestado a intenção de não mais jogar pela Seleção. É um direito que ele tem e não vejo razão para culpa-–lo pela derrota na Copa do Mundo, se for querer jogar essa derrota nos seus ombros é preciso lembrar que são 11 jogadores que correm em campo e se ele tem alguma culpa vamos dividi–la com os outros 10 jogadores e a meu ver a grande culpa deveria ser jogada ao técnico porque na minha opinião faltou à Seleção uma tática contra a tática empregada com muito êxito pelos belgas.

Margareth disse...

Se estão sacaneando tanto Neymar eu se fosse ele não jogava mais pela seleção brasileira.

Ludmila disse...

Esse prefeito foi desrespeitoso, tudo tem limite na boa educação. É um ignorante. Tomara que a Bélgica perca e ele bote a cara no xixi