sexta-feira, 27 de julho de 2018

Liberou! O bicho vai pegar. Estudante americano já pode ir para a escola levando pistola 3D na lancheira?

Reprodução
Após anos de disputa judicial, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos liberou a divulgação pela internet de instruções para fabricação de armas de fogo em impressoras 3D. A medida está gerando grande polêmica. Qualquer pessoa poderá criar sua própria pistola (equipamentos mais sofisticados imprimem até fuzis).

Em 2013, um estudante criou o projeto Distributed Defense como incentivo ao "faça você mesmo seu armamento".  Inicialmente, a Justiça proibiu a divulgação da tecnologia que, agora, acaba de liberar. Os tutoriais voltam à web e, na prática, abrem o caminho para qualquer cidadão imprimir armas para uso próprio. Apenas se for vendê-la passará por algum controle mais ou menos rígido, a depender das leis estaduais.

As armas 3D são feitas de plástico, não têm número de série (cabe a quem fabrica solicitar um código às autoridades) e não são detectáveis por aparelhos magnéticos. A primeira arma 3D disparava apenas um tiro. Evoluíram: já há pistolas com carga de seis balas calibre .38

Em função da frequência de tiroteios e chacinas, muitas escolas americanas instalaram detectores de metais nas portarias. No caso das pistolas 3D a geringonça é inútil. Dá para levar na lancheira.

É o sonho de consumo da bancada da bala brasileira.

ATUALIZAÇÃO em 31/7/2018  - A justiça americana proibiu hoje a fabricação de armas 3D e a divulgação de manuais e métodos de produção de pistolas e fuzis caseiros.

Nenhum comentário: