sábado, 31 de março de 2018

"Selfie" científica de Jesus provoca polêmica nas redes sociais

por Ed Sá 

A Bíblia não descreve a imagem física de Jesus. Apenas, insinua que ele tinha o biotipo dos povos do Oriente Médio. Na arte sacra, foi retratado como moreno ou de pele ligeiramente mais clara. Mas, na Idade Média a figura do Cristo branco, mais assemelhada às elites, se popularizou.

Obra Salvator Mundi, de Leonardo Da Vinci. Foto DP

Recentemente, foi leiloado em Nova York o quadro Salvator Mundi, de Leonardo Da Vinci, que mostra um Jesus com improváveis traços caucasianos. Com a era da reprodução da imagem, a partir da virada do século 20, Jesus ganhou ares hollywoodianos, metamorforseou-se da água para o vinho e virou um nórdico de olhos azuis e cabelo louro ou castanho claro. Nas últimas décadas, pesquisadores tentam encontrar bases científicas para determinar a fisionomia de Jesus ou, pelo menos, seu visual aproximado. Todas a evidências, a partir de crânios do Século I encontrados na região onde Jesus supostamente viveu, apontam para um homem de cerca de 1.60m, 50 quilos, um moreno que vivia sob sol forte, de cabelos crespos.

Jesus segundo Richard Neave. Reproduçao

Em 2001, o médico Richard Neave usou técnicas forenses modernas para recriar o rosto de Jesus para um documentário da BBC. Sua criação não foi bem recebida pelos Wasps (acrônimo para Branco,Anglo-saxão e Protestante). Para melhor compreensão, digamos que o Cristo de Neave lembrava um Romário. Bem antes disso, em 1955, a peça O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, chocou os carolas ao colocar em cena um Jesus (Manuel) negro.

Criação do designer Cícero Moraes para a BBC Brasil . Reprodução 

Na semana passada, coube à BBC Brasil revisitar a polêmica. Para ilustrar uma matéria do correspondente Edison Veiga, de Milão, o designer Cícero Moraes, também especialistas em reconstituição facial forense, criou uma imagem científica de Jesus.

"Tem um certo olhar de Antonio Fagundes em tons mais escuros e cabelos crespos", disse um.

"Parece o Cumpadi Washington, disse outro.

Nas redes sociais, a nova imagem recebeu apoio e gerou críticas. Muitos que se dizem religiosos, a maioria com termos grosseiros, repudiaram a figura.

3 comentários:

J.A.Barros disse...

Qual o tipo do homem no Oriente Médio? Moreno, cabelos pretos, estatura média, pele morena como todos homens que viviam naquela região, sob um sol forte nos tempos de Cristo, na Galiléia. Por que a igreja começou a apresentar a imagem de um Jesus Cristo como um homem alto, cabelos longos, louro e olhos azuis, o tipo do homem caucassiano. Mais uma vez, o homem interfere na imagem de homens santos. Diz a Bíblia que Deus criou o homem à sua imagem e semelhança. Assim diz a teoria do "criacionismo " . Por que não poderia ser ao contrário? O homem no medo de sua existência e por ter a necessidade de acreditar em uma força poderosa que regulamentasse a sua vida na terra – a Bíblia é a meu ver é um código cível e penal com o fim de reger a vida e o comportamento do homem na sociedade em que vive – criou a imagem de um Deus que lhe desse apoio e coragem para viver e sobreviver no mundo em que vivia. Enquanto outros povos criavam seus próprios deuses apoiados nos elementos da força da natureza os hebreus criaram um Deus à sua imagem e semelhança. O que foi uma criação lógica. Miguel Ângelo, no seu Deus, na Capela Sistina, pintou a imagem de um Deus criando o homem de cabelos e barbas longas totalmente brancos. Era o homem criando um Deus à sua imagem e semelhança, Como ele poderia saber que o Deus que ele pintava no teto da Capela Sistina era a imagem de um homem velho de barbas brancas? Ou sopraram para ele ou ele teve o milagre de ver esse Deus cara a cara.

Liduca disse...

Se Jesus voltasse hoje com esse visual ia para no camburão, isso se não levasse uma bala perdida.

Raul disse...

Jesus é uma representação. Os registros da sua presença foram feitos séculos depois dos fatos.
Serão confiáveis? Serão ficção? Já vou avisando que sou ateu e tenho direito de ser ateu