sábado, 24 de março de 2018

Ô da imprensa, citar a fonte original é coisa nossa...

Há poucos dias, o jornalista Glenn Greenwald reclamou no twitter que uma matéria que The Intercept Brasil deu em primeira mão - furo jornalístico sobre visitas de milicianos à Câmara de Vereadores horas antes do assassinato de Marielle Franco - gerou reportagem no Globo que não citou a fonte exclusiva. "Quando isso acontece, você dá o crédito, não engana seus leitores e finge que foi o primeiro a reportar", escreveu Greenwald.


Pois esse despretensioso blog foi vítima de "esquecimento" semelhante. No dia 28 de fevereiro, às 10h57, publicamos um texto de Roberto Muggiati, exclusivo e especial para o blog, sob o título "O Meu JB". Brilhante como sempre, o jornalista recordava sua experiência de colaborador do caderno SDJB na virada da década de 50 para 60.



Para surpresa desta página e do próprio autor, o Jornal do Brasil, que volta às bancas em elogiada iniciativa, reproduziu a matéria inteira no dia 5 de março sem citar a fonte original, sem pedir autorização, apenas mudando o título, eliminando algumas ilustrações e acrescentando um indevido Especial para o JB.

Foi mal, coleguinhas.

PARA LER A MATÉRIA ORIGINAL PUBLICADA NESTE BLOG EM 28/2, 
CLIQUE AQUI

Nenhum comentário: