terça-feira, 12 de julho de 2016

"A Valise Mexicana": exposição em São Paulo reúne fotos de Robert Capa, Chim e Gerda Taro encontradas na Cidade do México. São imagens da Guerra Civil espanhola e estavam perdidas desde 1939...

Foto de Chim (David Seymour). Retrato da comunista espanhola Isidora Dolores, conhecida como La Pasionaria, Madrid, Espanha. Divulgação Caixa Cultural São Paulo/International Center of Photography (ICP) 
Foto de Robert Capa. Homem carregando garoto ferido, batalha de Teruel, Espanha.
Divulgação Caixa Cultural/International Center of Photography (ICP).
por José Esmeraldo Gonçalves
Em 2013, a exposição de fotografia La Valise Mexicaine, em cartaz no Musée d'art et d'histoire du Judaisme, no belo Hôtel de Saint-Aignan, em Paris, atraia milhares de pessoas.

O tema era instigante: revelava-se o conteúdo da lendária mala mexicana que guardava negativos de Robert Capa, Chim (David Seymour) e Gerda Taro (morta em combate), um material da Guerra Civil Espanhola dado como perdido desde 1939.

A "valise", na verdade, três pequenas caixas com 4.500 negativos, foi encontrada em 2008, na Cidade do México, por herdeiros de um general. A exposição parisiense era a primeira a mostrar as imagens que lançaram os conceitos da moderna fotografia de guerra.

No próximo de 23, a mostra A Valise Mexicana chega a São Paulo, na Caixa Cultural, onde poderá ser visitada até o dia 2 de outubro. Imperdível.

Serviço: 

Local: Caixa Cultural São Paulo
Data: 23/07/2016 a 02/10/2016 
Horário: Terça a domingo, das 9h às 19h
Horário da Bilheteria: -
Local: Caixa Cultural São Paulo
Entrada: Praça da Sé, 111 
Valor do Ingresso: Entrada Franca 
Exposição fotográfica de Robert Capa, Gerda Taro e David Seymour (Chim) sobre a Guerra Civil Espanhola. Acervo conservado, armazenado e tornado acessível através do International Center of Photography (ICP), sediado em Nova York.

O projeto também apresenta minicurso de fotojornalismo, em duas turmas: 06 e 13 de agosto; 03 e 10 de setembro. Inscrições até 05 de agosto pelo e-mail valisemexicana@gmail.com

Fonte: Caixa Cultural São Paulo

2 comentários:

Carl disse...

Essa exposição vem para o Rio?

J.A.Barros disse...

Eu me lembro que as fotos que a Manchete comprava do Cartier- Bresson não poderiam sofrer corte nenhum tinham que ser publicadas como foram vendidas ou cedidas. As fotos do Cartier-Bresson eram completas, quer dizer, ele já fotografava com os cortes que ele dava no visor da sua Leica.