segunda-feira, 4 de julho de 2016

Vaticano tem o maior consumo de vinho per capita do mundo. O Papa diz que os profetas aprovam e que não há celebração sem vinho...

Papa Francisco: in vino veritas. Reprodução Daily Beast/ Link abaixo
Segundo o Daily Beast, o Vaticano tem o maior consumo de vinho per capita. Cada morador do menor país do mundo (menos de 50 quilômetros quadrados e cerca de 850 habitantes) consome 74 litros por ano, duas vezes o consumo médio por pessoa na Itália, ali em torno. E esse consumo generoso não se dá apenas por causa do ritual da missa.
O Papa Francisco falou recentemente sobre o assunto. Referindo-se ao conhecido milagre de Jesus nas bodas de Caná, quando transformou água em vinho, Francisco perguntou: "Como é possível celebrar um casamento e dar uma festa se você não oferecer o que os profetas indicam como um elemento típico do banquete messiânico? A água é necessária para viver, mas o vinho expressa a abundância da festa e da alegria da celebração. Imagine uma festa de casamento sem vinho. Beber chá seria vergonhoso. Não há nenhuma celebração sem vinho".
E quem vai argumentar com o Papa?, pergunta o Daily Beast
Saúde!

Um comentário:

Jessika disse...

E não tem porque ser diferente. O vinho fazia parte da cultura nos tempos bíblicos. O que deve ser condenado é o excesso, como de qualquer coisa, comida em excesso mata, água em excesso, religião em excesso mata. E principalmente hipocrisia mata. Grande Papa Francisco, com honestidade religiosa ele contribui para a verdade da fé. O resto é mesmo hipocrisia e fanatismo doentio.