quinta-feira, 21 de julho de 2016

Ângulos fotográficos...

Museu do  Amanhã, Rio de Janeiro. Foto:Divulgação

Film Museum, Amsterdã, à beira do lago. Foto Eye Film Museum/Divulgação

Pranchetas distantes, ideias próximas. No alto, o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, plantado à margem da Baía da Guanabara, desenhado pelo arquiteto Santiago Calatrava, inaugurado em 2015. Acima, o prédio do Film Museum, em Amsterdã, projeto do escritório de arquitetura Delugan Meissl, de Viena, aberto em 2012.  Diz-se que Calatrava inspirou-se na flor da bromélia. Já o edifício holandês quis sugerir, segundo texto no site da instituição, o poder e a modernização que emanam do cinema. Mas há quem veja nos dois desenhos as formas de um animal marinho que se ergue das águas.

3 comentários:

J.A.Barros disse...

Pra mi esse museu de amsterdã é mais bonito que o nosso museu do Amanhã. As suas linhas são mais simples e modernas e sus estrutura não se torna pesada aos nossos olhos. O museu do Amanhã me parece uma estrutura meio complicada e me lembra espinhas de peixe. Não quero tirar o valor artístico criador do engenheiro arquiteto.

Rosa disse...

Diria que são "amimais marinhos" quase da mesma espécie. Acho que o Museu do Amanhã tem linhas e elementos maios forte e que combinam com o tipo de museu que é.

J.A.Barros disse...

Não parece uma espinha de peixe?