por Eli Halfoun
Se perguntarem quem "inventou" o futebol, a resposta imediata será: os ingleses. Resposta errada. Embora tenhamos aprendido que o futebol foi criado na Inglaterra, a verdade é que o hoje mais popular esporte do mundo teve origem mesmo foi na China. A correção é uma das muitas que o jornalista Orlando Duarte faz seu novo livro (já escreveu vinte sobre vários espotes). "Os Pioneiros" será lançado na quinta-feira (dia 19 de abril) no Museu do Futebol, em São Paulo. Duarte deu ao livro o subtítulo de "Deus criou o futebol. E o homem descobriu o que fazer com ele". O livro conta como e quando os ingleses (aí sim eles entram nessa história) trouxeram o futebol para o Brasil, fala da evolução das regras e conta a história da fundação de vários clubes. Tudo isso com um vasto material fotográfico. Futebol também é história e cultura. (Eli Halfoun)
2 comentários:
Mais ou menos. Os chineses teriam praticado um tipo de jogo usando os pés para chutar cabeças decepadas. "Esporte" que teria commeçado com esse ´habito cruel hábito de chutar cabeças de inimigos. Não dá para dizer seriamente que isso foi a invenção do futebol. Não se tratava de futebol, era uma forma de relaxar e comemorar a vitória em batalhas.Tanto que jamais fez parte dos esportes mais avançados tambem inspirados em rotinas militares que os gregos utilizaram em Olimpíadas como corrida, arremesso de peso, de lanças, lutas etc.
Como verdeiro esporte,o futebol desenvolveu-se e ganhou nome e regras com os ingleses, os seus autênticos e únicos inventores. Acredito que o autor do livro ouviu o galo cantar e não soube onde.
"The Man Who Would Be King", neste livro, o escritor Rudyard Kipling, inglês nascido na India, conta que os povos que habitavam regiões remotas do Afeganistão, praticavam um jogo parecido com o futebol de hoje, mas a bola – apenas um detalhe chama atenção – era a cabeça de um inimigo morto em combate envolvida por couro de animal.
Postar um comentário