domingo, 22 de abril de 2012

Tecnologia está acabando com a criatividade

por Eli Halfoun
Considerado com justiça o melhor e, portanto, o mais criativo publicitário do Brasil e um dos melhores do mundo, Washington Olivetto esteve recentemente no divertido programa “Agora é tarde” que o ex-CQC Danilo Gentili apresenta na Bandeirantes. A presença de Olivetto em programas de televisão sempre enriquece o telespectador de informações e corretas opiniões. Dessa vez ele colocou na pauta de discussões da publicidade brasileira e mundial uma verdade que poucos tiveram simplicidade e competência para enxergar. Olivetto disse que os muitos recursos tecnológicos estão facilitando e enriquecendo muitas coisas na publicidade, mas também fazem com que a criatividade fique mascarada. Ou seja: usar os disfarces que a tecnologia permite tem feito com que a criatividade dos anúncios fique em segundo plano ou simplesmente não seja exercida. Acontece também na imprensa: jornais e revistas estão substituindo - e cada vez mais - a competência de um bom repórter e a importância de uma boa notícia pelos recursos oferecidos na magia da computação, incluindo informações retiradas constantemente do Google e que nem sempre são verdadeiras e nem suficientemente apuradas. Tanto na publicidade quanto na imprensa de hoje é possível substituir um trabalho criativo ou uma apuração por um malabarismo visual dos recursos que o computador oferece. O computador e seus recursos são para usar, mas não com exagero. Se continuar assim não demora muito estaremos tão burros e limitados quanto o próprio computador que só faz o que o homem (seu usuário) quer e manda. É bom não esquecer que profissional sem competente criatividade não terá nem condições de manusear um cada vez mais complicado computador. (Eli Halfoun)

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