quinta-feira, 5 de abril de 2012

Brasileiro trabalha muitas horas (recorde mundial) só para pagar impostos

por Eli Halfoun
“Trabaiá, trabaiá nego” – a letra de “Terra Seca” que Ary Barroso compôs em 1943 tem tudo a ver com o que acontece hoje principalmente se o trabalho estiver diretamente ligado ao pagamento de impostos, que deveriam retornar em benefício para o trabalhador, o que nunca acontece. O trabalhador brasileiro é o que mais recolhe impostos no mundo: o Brasil é recordista mundial em horas trabalhadas somente para pagar impostos. Recente relatório do Doing Bussines do Banco Mundial confirma a liderança brasileira: cada trabalhador do país trabalha 2.600 horas somente para pagar impostos. O relatório mostra que o Brasil está disparado na frente. A relação é essa: enquanto por aqui trabalhamos 2.600 horas, a Bolívia, segunda colocada, só trabalha (para pagamento de impostos) 1.080 horas. O terceiro colocado Vietnã trabalha 941 horas. O resto da lista tem: Nigéria (938 horas), Venezuela (864), Bielorussia (798), Chade (732), Mauritânia (696), Senegal (666) e Ucrânia (657). E ainda dizem que brasileiro é preguiçoso e adora passar o dia na praia. Se fosse realmente assim pelo menos não pagaria impostos pelo que não recebe. (Eli Halfoun)

2 comentários:

debarros disse...

O brasileiro trabalha esse montão de horas para o lucro ir para os impostos e o resto o Cachoeira e o D, Torres raspam pro bolso deles.

B72 disse...

Falam sól de impostos. E não tiro a rsazão. Mas é bom lembrar que pagamos também as maiores taxas privadas do mundo, juros, pedágios, taxas de energia elétrica, metro, barcas, trens, taxas bancárias, tudo fruto da ganância dos empresários