por Eli Halfoun
Se hoje o Brasil pode orgulhar-se de ter Pelé e outros jogadores negros, mulatos e de origem pobre (quase todos saem das classes sociais menos privilegiadas até porque ser jogador é ainda é o sonho maior de acesso social) devemos muito ao Vasco, que não é um time de elite (pelo contrário) como sempre se tentou fazer acreditar. Um pouco de história: o Vasco foi o único clube com sensibilidade e coragem para não permitir que futebol fosse um esporte das elites e por isso mesmo preconceituoso. Em 1923, abriu mão de disputar o campeonato do Rio por não concordar em tirar do time e do clube jogadores negros, mulatos e pobres. Os outros clubes aceitaram participar, mas hoje se beneficiam da corajosa e histórica atitude do Vasco. É em nome de uma exemplar história que não pode ser esquecida que o Vasco de hoje está inaugurando o mural “Abrir mão” no qual estarão gravadas mãos de 1923 torcedores e ídolos vascaínos, começando pelas de Roberto Dinamite, o hoje presidente que como jogador foi o ídolo maior do clube. Os méritos e as glórias do Vasco não foram conquistados apenas dentro de campo. Foi fora de campo que o Vasco marcou seu gol de placa e fez sua mais importante partida e conquista. (Eli Halfoun)
Jornalismo, mídia social, TV, streaming, opinião, humor, variedades, publicidade, fotografia, cultura e memórias da imprensa. ANO XVI. E, desde junho de 2009, um espaço coletivo para opiniões diversas e expansão on line do livro "Aconteceu na Manchete, as histórias que ninguém contou", com casos e fotos dos bastidores das redações. Opiniões veiculadas e assinadas são de responsabilidade dos seus autores. Este blog não veicula material jornalístico gerado por inteligência artificial.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Gol de placa!
IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,IH!,
Foi um gol de placa,sim.Contra o racismo e o preconceito. Um gol fora de campo que,aliás, beneficiou muito o Flamengo que fez muitos gols,mas nunca um tão humamente importante asssim.Vascooo
Muitos não sabem reconhecer o que o vasco vez contra o preconceito e racismo. Além de um time vasco é uma nação sem preconceito.
Postar um comentário