sábado, 5 de junho de 2010

Figuraças do Campo de Santana...



por Orlando Abrunhosa
Voltando aos tipos curiosos... Com mais ou menos 1,85 de altura e uns 120 quilos e usando um short daqueles antigos bem largos, o cara puxa as bainhas com as duas mãos até à cintura dando a impressão de está usando biquíni. Fica lá, exercitando-se durante algum tempo, como se estivesse pedalando uma bicicleta, sem sair do lugar, e sorrindo. O mesmo sujeito tem a mania de caminhar bem no centro da pista com os braços abertos como se fosse Jesus Cristo, abrindo e fechando as mãos e como sempre, sorrindo para todos que passam por ele.
Certa manhã, antes de o dia estar totalmente claro, avistei o cidadão vindo em minha direção dando uma de Jesus Cristo com os braços abertos, flexionando as mãos e sorrindo muito. Nisso, passa uma senhora caminhando rápido em direção àquela figura imensa. Pensei: os dois vão se chocar, pois aquela senhora tem a mania de caminhar olhando para o chão. Quando ela chegou a mais ou menos um metro de distancia da figura, deparou-se com aquele gigante vindo em sua direção, de braços abertos e sorrindo, tomou um susto tão grande que deu uma guinada de 45 graus tão violenta para esquerda e quase capotou. Se o nosso amigo Ney Bianchi estivesse no lugar dela, com certeza diria, "qual é garotão tá querendo me abraçar, porra!"
E passei o resto da caminhada me esporrando de rir.
Tem também outro tipo curioso. Quando o avisto não seguro a risada, ainda que discreta. O cidadão caminha a passos largos, balançando de um lado para o outro como se fosse um pêndulo de relógio daqueles bem antigos. Ou um pato cheio de malandragem. O motivo do meu riso é que o cara é a cara do nosso amigo Lincoln Martins, de óculos e tudo. Há outro tipo que caminha balançando os braços para frente do corpo e com os dedos das mãos em riste, como se fosse bater continência, marchando. Anda tão empolgado que, às vezes, até canta o "cisne branco em noite de lua vai deslizando no mar azul", manja.
Agora já deu a minha hora e eu estou me dirigindo para a saída do campo para mais um dia de labuta. Mais uma olhada e lá vem o nosso amigo "Lincoln", a mil por hora, gingando mais que um malandro da Mangueira. como diria o meu amigo Dácio.
Não se esqueçam, se quiserem se divertir com o cenário e os tipos que aqui desfilam, estejam na Praça da Republica às 6 horas da matina, no popular Campo de Santana, tchau.
Convido a todos que lerem este texto para conhecerem a árvore mais linda de todo o parque, talvez de toda a cidade do Rio (acima). É uma aroeira, acho que sua silhueta verde-claro limão contra o céu parece um grande cogumelo da paz. Caminhando na direção da árvore, costumo parar para admirá-la. Com certeza, poderia ficar horas a fio observando a imponência e a grandiosidade de sua beleza. (Foto: Orlando Abrunhosa)

2 comentários:

Boa Ideia disse...

Lindas fotos para ilustrar divertidas histórias.

Ludmila disse...

a prefeitura deveria cuidar melhor do Campo de Santana, é um lugar histório e ótimo ponto de lazer para quem mora no Centro. Parabéns pela matéria