sábado, 12 de junho de 2010

Por que não te calas?

deBarros
Outro dia caiu nas minhas mãos uma entrevista do então técnico da seleção de futebol da África do Sul, senhor Parreira, que dizia, primeiro, que um só jogador é o bastante para dar a vitória ao time pelo qual está jogando. Até aí, pensei eu, não está dizendo nada, porque ele chegou a essa conclusão depois de tantos anos como técnico, quando os 200 milhões de técnicos brasileiros chegaram, há alguns milhares de anos, a essa conclusão, desde quando começaram a jogar futebol nas várzeas e nas ruas de seus bairros onde moravam, com bolinhas de meias ou com as bolas de borracha que ganhavam nas noites de Natal.
A outra afirmação desse técnico, muito famoso por sinal, entre os comentaristas de futebol, que vivem exaltando as suas qualidades, é de que essa Copa seria marcada pela técnica empregada pelos times de futebol durante essa dura competição.
Ora, até agora, pelo que foi visto durante os jogos entre os times da Coreia do Sul e Grécia, com destaque maior para a Coreia. Argentina e Nigéria, que não passou de um modesto 1 a 0 a favor da Argentina, quando nenhum dos dois apresentou um futebol com a técnica apregoada pelo senhor Parreira. África do Sul, que não saiu do empate de 1x1, com um futebol diria até mediocre. Muito menos ainda a França e Uruguai, jogando um futebol que me lembrou as peladas na várzea do meu bairro não saindo do 0x0. E o futebol mais próximo do que disse esse famoso técnico foi no meu entender o jogo entre a Inglaterra e EUA, que tambem ficou no empate de 1x1, mas com um futebol bem melhor. Um jogo muito disputado, competitivo e alguma técnica apresentada pelos dois lados. O que ficou aliás evidente, para mim, foi a garra com que os dois times jogaram.
Pelo que vi nesses jogos, até agora, nenhuma grande técnica de futebol foi apresentada. Pode ser que venha a melhorar com a continuação dos jogos.
Se o senhor Parreira tivesse ficado calado teria dito muito mais do que falou. Plagiando Romário – sem a sua autorização – "Calado, o senhor Parreira é um poeta".

Nenhum comentário: