quarta-feira, 14 de abril de 2021

Fotografia - Deu match! O beijo antes da cúpula

A bitoca política de Leonid Brejnev e Erich Honeker em Berlim, 1979. Foto de Régis Bossu/Leicastore/Frankfurt

por José Esmeraldo Gonçalves

Ontem O Globo fez um seleção de fotos célebres de beijos. Não foi um desafio às normas anti-Covid, mas a comemoração do Dia do Beijo (13/4). A edição estava impecável. Faltou apenas uma bitoca histórica (bitoca que, na verdade, aparenta ser um tremendo chupão). 

Em 30 de outubro de 1979, o fotógrafo francês Régis Bossu cobria a comemoração dos 30 anos da DDR (República Democrática Alemã). Em meio a festividades e desfiles, ele foi escalado para o encontro formal de cúpula entre Leonid Brejnev, da União Soviética, e Erich Honecker, da então Alemanha Oriental. 

Bossu era freelancer da Sygma, agência francesa de fotografia que foi parceira da Manchete durante vinte anos. Ele usou uma Leica. A imagem original está hoje na galeria da fabricante de câmeras, em Frankfurt. 

Naquele dia, após os discursos, o líder soviético deu um ligeiro puxão no colega alemão. O que inicialmente parecia um convite para uma conversa ao pé do ouvido virou uma beijoca de cinco segundos. Havia um batalhão de fotógrafos na sala, mas o melhor ângulo e a imagem precisa que se espalhou pelo mundo - viralizou, como se diz hoje - foram do francês. Muitos jornais e revistas reproduziram a foto cortando-a para um close do beijo, afinal era a razão da repercussão global da cena. 

Acima, está a foto completa com os papagaios de pirata divididos entre indiferentes e voyeurs. 


A tradição explica a iniciativa de Brejnev: para os russos o beijo na boca é símbolo de camaradagem e tem origem no "ósculo santo" da Igreja Ortodoxa representando a irmandade entre os religiosos. No mesmo ano, Jimmy Carter escapou de beijão de Brejnev oferecendo a outra face, como o New York Times registrou. Nascido na pequena Plains, na Geórgia, filho de fazendeiros batistas, Carter não conseguiria explicar um beijo daqueles no culto dominical; Preferiu declinar. 

Nenhum comentário: