quinta-feira, 8 de abril de 2021

A mídia precisa mesmo adotar apelidos "carinhosos" de bandidos e acusados de crimes? "Dr. Jairinho", "Fernandinho", "Leozinho",

por Flávio Sépia

Quando mídia passou a adotar os apelidos "carinhosos" dos bandidos, dos acusados ou suspeitos de crimes? 

Fernandinho Beira-Mar. Não é fofo? 

Já faz tempo que a regra para marginais era grafar Fernando Luiz da Costa, vulgo "Fernandinho Beira-Mar". José Rosa Miranda vulgo "Mineirinho", o apelido era a grife do bandido famoso na década de 1960, mas imprensa sempre pedia passagem para dar o nome da certidão. Sem intimidades. 

Agora tem aí o tal do "Dr. Jairinho". O elemento é suspeito de um crime hediondo. O correto é Jairo de Souza Santo, vulgo "Dr. Jairinho". Havia um traficante com ligações na Colômbia e Paraguai, era peixe graúdo, está foragido. Ganhou as manchete como "Leozinho". Ouvido assim no rádio e TV até parece que o jornalista está falando de um amigo tão do peito que até convidaria para um churrasco na laje. Em outro campo de atuação, Garotinho, Rosinha e uma raríssima exceção, "Pezão". Marcinho VP foi um bandido carioca famosos. Foi tema de best seller e de documentário. Chamava-se Márcio Amado de Oliveira e atuava em Botafogo. Foi ele quem garantiu a segurança de Michael Jackson e de Spike Lee na favela Dona Marta para gravar o clipe. Correu tudo bem, o clipe circulou no mundo, os astros saíram ilesos assim como a imagem do Rio, pelo menos em relação à integridade dos visitantes. 

O Rio já teve o grupo dos "inho". Era policiais condenados por lavagem de dinheiro e ocultação de bens que atendiam pela alcunha de "Helinho", "Jorginho". Tantos eram os diminutivos da quadrilha que  a mídia até apelou para o coletivo "grupo dos inhos". 

A famosa planilha de jabaculês da Odebrecht tinha um deputado conhecido como "Fodinha". Mas esse os coleguinhas abdicaram do uso público.

2 comentários:

J.A.Barros disse...

Gente, o brasil com esses "inhos " e solturas pelo STF de criminosos de "colarinhos brancos", se tornou o país onde o crime compensa. É incrível, mas é um fato.

Corrêa disse...

Os políticos adotam esses apelidos para fins eleitoral. Também acho estranho a mídia seguir isso e favorecer o marketing político dos tais políticos. Geralmente esses que tem esses apelidos apelativos são os mais pilantras.