sexta-feira, 23 de abril de 2021

A "Fera da Penha", o "Caso Henry" e anjos sem guarda

A morte de Henry, 4 anos, choca o Brasil. A polícia aponta como suspeitos de assassinato o vereador Jairo de Souza Santos Júnior, vulgo Dr. Jairinho, e Monique Medeiros da Costa e Silva, a mãe do menino. 

Para a mídia é o "Caso Henry". 

Em 1960, Tânia, 4 anos, foi sequestrada e assassinada pela amante enciumada do pai da menina. Na época, jornais e revistas costumavam criar uma marca passional para crimes de grande repercussão. A assassina foi logo presa. Ela havia atirado na nuca da criança e, em seguida, incendiado o corpo. Confessou a autoria, relatou a brutalidade. O público, revoltado, acompanhou como em um folhetim os detalhes do crime da "Fera da Penha". 

Essa foi a marca adotada pelo noticiário policial. 

O assassinato da menina Tânia permaneceu em foco durante anos. Em 1963, a "Fera da Penha" foi julgada e condenada por sequestro e homicídio a 33 anos de prisão. 

Em 1966, um novo júri confirmou a pena. Naquela época, o Código Penal não previa a agravante por "crime hediondo". A assassina obteve depois um indulto que reduziu a sentença para 21 anos, dos quais ela cumpriu 15. Hoje, aos 84 anos, vive reclusa no Rio, a pouco mais de doze quilômetros do local do crime.  Provavelmente sem que os vizinhos sequer desconfiem que ao lado mora a "Fera da Penha", uma ex-celebridade fatal dos anos 1960. A pequena Tânia foi enterrada no Cemitério de Inhaúma. Seu túmulo até hoje atrai pessoas que a consideram milagrosa. Não há muita informação sobre o destino dos pais da vítima. Apenas que se refugiaram na dor, continuaram juntos e tiveram dois filhos.  

O crime aconteceu no dia 30 de junho de 1960, uma quinta-feira. Com a enorme repercussão do caso no fim de semana, Manchete incluiu uma reportagem especial com a cobertura do caso. 

Na capa da edição, três misses e chamadas sobre "A coroação de JK em Bananal", seja lá o que tenha sido isso,  e o "Crime da Penha", no canto inferior direito da imagem ao lado, que a reprodução precária não permite ler.  

Adolpho Bloch, nos fins de tarde da redação, costumava contar que aquela edição com tiragem ampliada se esgotou rapidamente nas bancas do Rio de Janeiro.  

Não se sabe ainda qual será o desfecho do Caso Henry. O casal Jairo e Monique foi indiciado por tortura e homicídio duplamente qualificado. Os dois estão sujeitos a penas de até 30 anos. Se serão julgados culpados e quanto cumprirão da pena que a Justiça vier a estabelecer, só o tempo dirá...

Um comentário:

George disse...

Tem um monte de jeito de diminuir a pena, indulto, cumpre um sexto, bom comportamento, tudo moleza