domingo, 18 de abril de 2021

Caso Henry: o Pequeno Polegar

 

Reprodução

O chamado caso Henry está documentado em fotos, mensagens e vídeos. 

Talvez uma dos mais comoventes entre as peças reunidas pela polícia seja um pequeno filme de celular, feito pela babá,  que mostra o menino caminhando no corredor do apartamento. O vídeo foi enviado para a mãe da pequena vítima e o objetivo era atestar que ele sofrera violência por parte do padrasto. Henry mancava, impressiona ver a fragilidade da criança.

Presos, os suspeitos - o casal Jairo de Souza Santos Júnior, vulgo Dr. Jairinho, e Monique Medeiros da Costa e Silva, a mãe de Henry - posaram para a foto oficial de acusados. Nos Estados Unidos, esse tipo de pose para os arquivos policiais chama-se mugshot. Aqui, é "boneco". A mídia divulgou as fotos de Jairo e Monique diante do tradicional painel métrico. A imagem revela um dado curioso. O vereador mede 1,90 e mãe de Henry 1,80. Segundo testemunhas, Henry era vítima constante de violências. Vivia assustado. Imagina-se o grau de intimidação que sofria. O menino tinha 1,15 de altura e pesava 25 kg. 

Entende-se porque ele enviou tantos e repetidamente ignorados os pedidos de socorro. 

Seu pesadelo era a "terra dos gigantes". 

Quem não leu Charles Perrault e seu Le Petit Poucet? No conto, um menino chamado Pequeno Polegar luta para sobreviver a ogros terríveis.  

A diferença é que Perrault deu ao seu conto o final feliz que Henry não teve.

Um comentário:

Malu disse...

que história triste e revoltante, meu Deus