sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

ACONTECEU, FILMOU... DEPUTADA É VÍTIMA DE ASSÉDIO SEXUAL EM SESSÃO NADA NOBRE...


Faltava a disseminação de câmeras para a humanidade ser desvendada ou revelada. Câmeras de segurança e câmeras de celulares estão reescrevendo comportamentos. Para pior, com maior frequência, diante de tantas cenas degradantes que nos chegam via redes sociais e para melhor, quando os vídeos mostram dignidade, coragem, honestidade, solidariedade. 

As câmeras fazem, afinal, uma ultrassonografia útil e social e exibem os sociopatas em ação. É bom que eles se revelem. Melhor vê-los do que desconhecê-los. 

É estarrecedor o vídeo que circula desde ontem na internet e nos veículos jornalísticos. Durante uma sessão da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, um deputado abusador cola o corpo ostensivamente em uma deputada, toca-lhe o seio e aproxima o rosto do pescoço da mulher. Antes, parece avisar a um colega sobre o que iria fazer, e este, aparentemente, tenta impedir a investida. A jovem assediada é a deputada do PSOL Isa Penna. O importunador sexual é o deputado Fernando Cury, do Cidadania. Entre os colegas, já apareceram desclassificados que o defendem, talvez por acharem normal atacar as mulheres que começam a conquistar espaços que lhes pertencem e que o machismo estrutural lhes negava. Ou, talvez, por serem filhos de chocadeira, não têm filhas, irmãs, mães, esposas... 

A deputada Isa Penna contou à CNN Brasil que há outros casos de assédio na ALESP, a diferença é que este foi filmado. Deputadas também são importunadas em Brasília. Há muitos relatos de jornalistas que são assediadas por políticos vulgares no centro do poder. 

O crime cometido contra Isa Penna será apurado por comissões de ética. Espera-se que o importunador seja punido e que nenhum deputado apresente uma resolução para retirar as câmeras do plenário. Tirar o sofá da sala é, às vezes, a solução ditada pelo corporativismo.

VEJA O VÍDEO. É UMA CENA ABSURDA E GROSSEIRAMENTE REAL, AQUI

Nenhum comentário: