domingo, 4 de outubro de 2020

A reportagem que foi escrita e nunca publicada...

 


por José Esmeraldo Gonçalves

Não sei se os jornais ainda fazem textos prévio, biográficos, de personalidades de idade avançada ou eventualmente hospitalizadas. Quem inventou isso, quando o digital não existia, imaginou aliviar a correria de fechamentos caso uma celebridade deixasse esse mundo a uma hora ou menos do prazo final de gráfica. Hoje, em segundos, o Google dá a ficha de qualquer um, talvez nem seja mais necessário deixar um arquivo pronto e revisado para uma eventualidade dramática.   

Já passei por um sufoco desses. Trabalhava no Segundo Caderno do Globo, quando editado por Humberto Vasconcelos, edição da terça-feira já fechando, e a Rede Globo noticia no dia 17 de agosto de 1987, pouco depois de 20h30, a morte de Carlos Drummond de Andrade. Parte da redação já estava liberada. Em minutos, todos os repórteres restantes, incluindo reforço do pessoal do esporte, estavam colhendo depoimentos de amigos do grande poeta e vários intelectuais, por telefone, enquanto um redator acessava no sistema o tal funéreo salvador. Sim, O Globo já estava informatizado, ainda não com os práticos PCs, mas com um complicado mainframe que comandava centenas de terminais. Funéreo era o nome que a redação dava à bio que já estava feita e que foi jogada na página dupla diagramada às pressas. Deu tudo certo. O Globo registrou à altura a morte de Drummond. 



Hoje, ao ler na primeira página do Segundo Caderno um belo texto do antropólogo Hermano Vianna, irmão do cantor e compositor Herbert Vianna, me senti transportado da quarentena direto para o verão de 2001. Trabalhava na revista Caras, onde os verões eram, de resto, sempre tempos de páginas agitadas e festivas. No dia 4 de fevereiro de 2001, há quase 20 anos, tivemos que virar a chave: Herbert Vianna sofreu um acidente aéreo em Mangaratiba (RJ). O cantor estava acompanhado da mulher, Lucy, que não sobreviveu. Ele ficou gravemente ferido. A tragédia entristecia o Brasil e as primeiras notícias sobre o estado de Herbert Vianna eram inquietantes, enquanto milhares de fãs torciam pela sua recuperação. Havia esperança, mas não otimismo entre os que se aglomeravam em frente ao Copa D'Or, onde ele estava internado e acabaria passando quase dois meses de luta. 

A equipe da Caras, na sucursal do Rio, foi orientada a preparar um caderno especial sobre a vida e trajetória de Herbert Vianna. Boa parte daquela redação, a ala jovem, crescera ao som do Paralamas. Sei que o jornalista pode ser visto por muitos como "frio", tantas são as tragédias que passam pelo seu caminho, mas fui testemunha do respeito com que foi feito o caderno especial. 

Aquelas foram 32 páginas sofridas, escritas, editadas, diagramadas e, felizmente, nunca publicadas. 

Na imagem acima, reproduções desse caderno que ficou no passado e só agora vem a público.   

E Herbert Vianna seguiu em frente, como registra o Segundo Caderno.  


2 comentários:

Márcia D. disse...

Que maneiro! Isso devia acontecer muito. Mais difícil devem ser mortes imediatas por acidente. Era criança, não acompanhei mas jornais devem ter feito Tancredo Neves com muita antecedência.

Cristina disse...

Graças ao gênio Paulo Niemeyer,Herbert Vianna está aí com sua arte. Um reportagem que foi melhor mesmo não sair.