domingo, 11 de outubro de 2020

Os arquivos de Washington que denunciam as atrocidades da ditadura brasileira. E o que Joe Biden tem a ver com isso

 Já há alguns anos, vencem no Estados Unidos os prazos legais para liberação de documentos que comprovam assassinatos, sequestros e torturas praticados durante a ditadura no Brasil. Os últimos que foram entregues ao governo brasileiros cobrem o período de 1967 e 1977. 

Quem trouxe o HD com 43 documentos foi o atual candidato a presidente dos EUA, Joe Biden. Por determinação de Barack Obama, os relatórios foram entregues à Comissão da Verdade, durante o governo Dilma Rousseff, ela mesma vítima de torturas. Os documentos denunciam execuções sumárias de adversários do regime ordenada por Ernesto Geisel, entre outros crimes dos gorilas de plantão no Planalto. 

Nos Estados Unidos  ainda existem documentos secretos sobre o terrorismo de Estado que a ditadura pôs em ação, inclusive o episódio das bombas do Riocentro. Embora muitos deles com prazos vencidos, dificilmente serão liberados em futuro próximo. Ocorre que os serviços secretos americanos só liberam documentos sobre fatos apurados por seus agentes no exterior se houver uma solicitação oficial do pais interessado.  No momento, o governo brasileiro, novamente militarizado, pede reforço no suprimento de fraldas só de pensar nessa possibilidade. Que, um dia, será realidade.

Matéria da revista Start Magazine detalha o episódios. Leia a reportagem completa AQUI

Nenhum comentário: