quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Lennon & Pelé: uma tabelinha astral • Por Márcio Pinheiro

• Lennon tocando na quermesse da igreja de St. Peter em Liverpool, no sábado,
6 de julho de 1957, dia em que conheceu Paul McCartney..
Foto Reprodução The Beatles Bible

• Pelé estreando na seleção no Maracanã, domingo, 7 de julho de 1957
e marcando o primeiro dos seus 95 gols na seleção.
Foto CBF

por Márcio Pinheiro (*)

Vou falar das incríveis 24 horas que aproximaram as estreias de dois dos maiores gênios do século 20. Nunca vi nenhum astrólogo ou estudioso do tema ter comentado a estranha, singular e genial conjunção astral que marcou as 24 horas (ou menos) que unem o dia 6 de julho de 1957 (quando John Lennon fez sua “estreia como pré-beatle”) com o dia 7 de julho de 1957 (quando Pelé fez a sua estreia pela Seleção).

Lennon e Pelé nasceram no mesmo ano (1940) e no mesmo mês (outubro). Lennon, no dia 9 e Pelé no dia 23 (ambos nasceram numa quarta-feira). John tinha, portanto, 16 anos e nove meses quando, já à frente do grupo Quarrymen, se apresentou no pátio da igreja de St. Peter, no bairro de Woolton, em Liverpool. Era uma festa ao ar livre, uma espécie de quermesse, com barracas e jogos. O grupo tocou em cima de um caminhão (em movimento!!!!) e o que ficou de mais relevante deste show foi o primeiro aperto de mão entre Lennon e McCartney, então um jovem de 15 anos que chegou ali levado por outro músico da banda, Ivan Vaughan. Este encontro seria o primeiro passo para o surgimento do maior quarteto musical de todos os tempos.

No dia seguinte, 17 de julho, Pelé (então com 16 anos, 8 meses e 14 dias) entrou em campo pela primeira vez na seleção brasileira na tarde de domingo no Maracanã, Foi no começo do segundo tempo de Brasil x Argentina, jogo válido pela Copa Roca. Pelé saiu do banco para substituir o atacante Del Vechio. Com 30 minutos em campo, Pelé deixaria sua marca, fazendo o único gol do Brasil na derrota de 2 X 1 para a Argentina – o primeiro dos seus 95 gols pela seleção. No segundo jogo, no Pacaembu, ele já entra como titular e ajuda a dar o título ao Brasil, que ganha da Argentina por 2 x 0, gols de Pelé e Mazzola.

Pelé levaria ainda mais 10 meses (ou 315 dias) para encontrar o seu McCartney. Ele e Garrincha só fariam sua primeira partida juntos em 18 de maio de 1958. A música, o esporte, a cultura pop e a vida mundial não seriam mais as mesmas depois destas duas datas.

* MÁRCIO PINHEIRO é jornalista, idealizador e curador de conteúdo do site AmaJazz e mora em Porto Alegre.


Nenhum comentário: