quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Leitura Dinâmica: viaduto Cerveró, Black Friday, cupins no Brasil, idioma titês...

* Viaduto que cedeu e se desnivelou na Marginal, em São Paulo ganha um apelido popular: "Cerveró". O humor resiste.

* Novo apelido de Ciro e Cid Gomes: Debi e Lóide.

* Não é verdade que Michel Temer quer aproveitar sua última Black Friday para vender algumas estatais.

* A política externa agressiva dos Estados Unidos está gerando desconfiança em investidores. China, Rússia e Japão estão gradativamente se livrando de títulos do tesouro americano. Pode ser que Donald Trump peça uma ajudinha ao Brasil, que tem mais de 300 bilhões de dólares em reservas desde 2007.


* New York Times publica matéria sobre a descoberta, no Brasil, de um imenso aglomerado de térmitas, os populares cupinzeiros. Alguns, segundo datação, têm mais de 4 mil anos. Inicialmente, o cientista britânico Stephen J. Martin, que faz pesquisas no Brasil sobre o declínio mundial de abelhas, pensou que fossem pilhas de lixo. São milhares de ninhos que ficam perto de Feira de Santana, na Bahia. Nesse momento, descobrir cupins no Brasil parece realidade aumentada. Ou é tremendamente simbólico.

* Tite fazendo escola: Globo News tem um comentarista que agora descreve o jogo abusando do Titês, o já famoso vocabulário do treinador da seleção: "jogo agudo", "fulano tem o passe", "triagulação", "amplitude", "flutuação", "jogo reativo", "transição".

Um comentário:

Corrêa disse...

O futebol está tão chato quanto Tite a a mídia esportiva.