domingo, 18 de novembro de 2018

A pátria amada faz 'selfie'...

Reproduzido do Globo de 17/11/2018

por Ed Sá

O fotógrafo Jorge William capturou os sorrisos acima, que Chico Caruso caricaturou no Globo. Traços desafiadores de homens que vislumbram o poder conquistado nas urnas e que serão fotografados milhares de vezes nos próximos anos.

No país rachado, o riso vitorioso do quarteto deve assombrar a metade vencida.

Detalhe do quadro Cristo, de  Bosch. Reprodução

O holandês Hieronymus Bosh, o pintor dos horrores medievais, era também, como o fotógrafo e o cartunista,  um observador rigoroso do seu tempo. Bosch distorcia rostos para explicitar vícios e pecados, tentações e temores e satirizar a atualidade do seu tempo.

Era um especialista em close-ups de figuras simbólicas, algo como selfies caricaturais.

Diz um amigo que ele tomou emprestada a Leica de Cartier-Bresson para retratar em composições diabólicas os "homens de bem" que comandavam a massa medieval e o poder político e religioso da época.

Provavelmente, ia se sentir em casa se desse um rolé tropical no florão da América.

ATUALIZAÇÃO EM 19/11/2018


A foto de Jorge William, em estilo que sugere selfie e com retoques que lembram a seção  "Fotopotoca" (de Ziraldo no O Cruzeiro), foi republicada hoje por Chico Caruso, no Globo. Uma pequena variação sobre o mesmo tema, agora deixando mais clara a hierarquia do grupo sorridente e a quem a turma subalterna deve escovar para preservar os sorrisos...

2 comentários:

Anônimo disse...

Não é estranho sair de novo? Ficou incompleta, é uma retificação????

Leila disse...

Achei meio boba, só isso.