por Niko Bolontrin
O site Club World Ranking, como o nome diz, lista semanalmente os melhores clubes de futebol do mundo. Baseia-se em estatísticas e critérios próprios de pontuação. A lista mais recente aponta o Grêmio como o 4° e Flamengo como o 10° melhor time do mundo.
Antes da Copa, outro ranking, o da Fifa, colocava o Brasil como a segunda melhor seleção do mundo, perdendo apenas para a Alemanha. No campo, sem firulas matemáticas, na real, o Brasil ficou em 6° lugar e a Alemanha na 22ª posição.
Até o começo da década de 1970, os principais times brasileiros faziam longas excursões à Europa e enfrentavam as melhores equipes do continente. Faturavam algum e preparavam os times para a temporada. Essas excursões acabaram não só pelos calendários, lá e cá intensos, mas, principalmente, porque ninguém mais quer pagar para ver time brasileiro jogar. Pagava-se para ver Pelé, Garrincha, Rivelino, Coutinho, Vavá, Bellini, Dida, Nilton Santos, Didi etc. Desde os anos 1990, de Romário a Ronaldo, Rivaldo, Juninho, Ronaldo Gaúcho, os melhores jogadores do país já são "europeus".
Daí, são raros os confrontos com equipes europeias, restando o desprestigiado mundial de clubes. A comparação dos times em jogo, com bola rolado e não em softs de computação, que é o que vale, não mais existe.
Qualquer um que assista a Premier Ligue, a Bundesliga, La Liga, a Liga Italiana vai duvidar do ranking do CWR.
O Flamengo, por exemplo, está em 10°, à frente do Chelsea, dos Manchester City e United, do Roma, do PSG e do Arsenal, entre outros. O Grêmio está em 4° lugar. Não há overdose de chimarrão que justifique isso. Recorde-se que em um raro confronto com time de ponta, os gaúchos perderam para o Real Madrid no mundial de clubes do ano passado. O Flamengo foi desclassificado da Libertadores pelo San Lorenzo que está em 30°.
Nem os torcedores do Flamengo e do Grêmio acreditam nesse ranking.
Em tempo: o ranking é semanal, o que significa dizer que nesse dias os clubes europeus estão em férias ou preparando-se para a temporada 2018-2019. Mesmo sem jogar, Real Madrid e Barcelona lideram esse cômico ranking.
Jornalismo, mídia social, TV, streaming, opinião, humor, variedades, publicidade, fotografia, cultura e memórias da imprensa. ANO XVI. E, desde junho de 2009, um espaço coletivo para opiniões diversas e expansão on line do livro "Aconteceu na Manchete, as histórias que ninguém contou", com casos e fotos dos bastidores das redações. Opiniões veiculadas e assinadas são de responsabilidade dos seus autores. Este blog não veicula material jornalístico gerado por inteligência artificial.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Aí o Vasco tem um expulso e ganha do Gremio mesmo jogando com dez. Foi 1x0 pro Gigante da Colina pelo Brasileirão. E como é que fica? O quarto time melhor do mundo dirigido por Renato Gaúcho vai ser rebaixado no tal ranking?
Não se deve levar muito a sério o que um computador – uma máquina – chegue e uma conclusão estapafúrdia sobre um time de futebol, até porque, futebol não segue uma lógica natural de causa e efeito. Flamengo entre os 10 melhores times do mundo? Só um computador poderia chegar a essa conclusão.
Postar um comentário