domingo, 3 de junho de 2018

Jornalismo - O personagem da semana - Dr. Sigmund Jung leva ao divã o colunista neoliberal de economia...

Affiche The Dollar Domain, V.Briskin. 1954.
Reprodução Sergo Grigorian Collection/Contact Culture

por O.V.Pochê

Eles se engajaram no século passado, ainda timidamente. Ganharam força na virada do século, se transformaram em ativistas da grande mídia e foram influentes entre as forças conservadoras que se mobilizaram contra Lula a partir dos anos 1990 e, finalmente, se voluntariaram para a conspiração que levou à queda de Dilma.

Obviamente, conduziram ao poder Temer e o PMDB. Se carregam a culpa de apoiar um governo de investigados, denunciados e indiciados por corrupção, eles apoiam com entusiasmo a política econômica aplicada e até exageram nos elogios aos resultados. Falam, por exemplo, no fim da recessão, o que a realidade das ruas, o desemprego, a falta de investimentos e o caos social não mostram.

Levamos ao divã do Dr.Sigmund Jung  o colunista neoliberal de economia, importante personagem  presente na facção hegemônica da mídia brasileira. É a nossa modesta contribuição à formulação do perfil desse personagem assemelhado a um jornalista-operador do Mercado, que hoje, em um país com um Brasil, é a entidade que se tornou o Primeiro Poder, reclassificando tudo o que vem depois, o Executivo, Legislativo, Judiciário e outros não votados.

Veja um resumo do que foi encontrado nos porões das mentes quase impenetráveis dos espécimes analisados. 

* Colunista neoliberal de economia não compra presente pra mãe. Teme que a irmandade o acuse de dar subsídio.

* Colunista neoliberal mantém fundo em dólar para financiar mesada do filho em real. Assim, ganha algum com a alta da moeda americana.

* Colunista neoliberal faz sexo, ao contrário do que dizem as fofocas dos heterodoxos. Mas estipula a frequência semanal, se duas, três ou quatro vezes, de acordo com a tendência do mercado. Para isso, ele consulta agências de risco.

* Colunista neoliberal prefere que a presidência da República seja exercida por um Banco Central autônomo. Eleição é um tipo de populismo que inibe os investidores.

* Colunista neoliberal acha que voto popular atrapalha o mercado e cria insegurança jurídica para investimentos.

* Colunista neoliberal é contra saúde pública, educação pública, transporte público, empresa pública, praça pública, praia pública e banheiro público.

* Colunista neoliberal mantém altar em casa onde reza todos os dias pedindo ajuste fiscal para a humanidade. As entidades adoradas são, pela ordem, Mercado, FED, Agências de Risco, Milton Friedman, Plano Real, Privatização e Pedro Parente.

* Colunista neoliberal tem uma foto de Fernando Henrique na mesinha de cabeceira inspirando o quarto de casal sempre que falta Viagra.

* Colunista neoliberal sonha com o dia em que o último brasileiro doente contratará o último plano de saúde privado e assim permitirá o fechamento do último SUS.

* Colunista neoliberal tem um método infalível para enquadrar filho desobediente. Fala que "o sem-teto vai ocupar", "o sem-terra vai pegar'.

* Colunista neoliberal não gosta de Justiça do Trabalho. Acha que judicializa relações e acredita que os patrões sabem o que e melhor par seus empregados.

* Colunista neoliberal também não gosta de sindicatos. Representação coletiva é coisa de soviete.

* Colunista neoliberal sofre de gastrite ao ouvir falar em idoso, para ele, o grande vilão da Previdência Social. E, como elefantes moribundos, velhos devem saber sair do sistema quando chegada a hora. Se não a conta não fecha.

* Colunista neoliberal bota Lexotan no caviar quando ouve falar de Previdência Social e aposentadorias.  Para ele, idoso, além de rimar com ocioso, é inimigo do ajuste fiscal.

* Colunista neoliberal não gosta de politicas sociais. Acha que são incentivo fiscal aos pobres. É pobres são ativos populacionais obsoletos e prejudicam a competitividade, além de feios.

* Colunista  neoliberal não gosta de salário mínimo, Para ele, é o máximo da interferência do Estado na vida das empresas.

* Colunista neoliberal não gosta de fake news, só de fake opinion

* Colunista neoliberal não casa, faz fusão ou joint ventures depois de escolher o parceiro ou parceira em empresa de headhunters.

* Colunista neoliberal não gosta do politicamente correto. É patrulha cultural sobre o pensamento individual.

* Colunista neoliberal não descansa no fim de semana. Ele é contratado por instituições neoliberais para fazer palestras neoliberais para plateias neoliberais sobre as vantagens do neoliberalismo e
dos cachês das empresas estatais que patrocinam esses seminários privados neoliberais.

* Colunista neoliberal acha que preservar o meio ambiente, instituir cota raciais, de gênero, impedir que mulheres grávidas trabalhem em ambiente insalubre, fazer reforma agrária, criar reservas indígenas, impor códigos de posturas urbanas são medidas anacrônicas. Mas o colunista neoliberal defende o que resta de imagem própria "apoiando" a preservação do meio ambiente, as cotas, as reservas indígenas...

* Colunista neoliberal até ouve Chico Buarque, mas só A Banda. Atualmente, baixa apenas Roger e Lobão.

* Colunista neoliberal ia ver o filme Aquarius. Desistiu quando soube que o mercado imobiliário se sentiu ofendido com a trama vivida por Sonia Braga...

* Colunista neoliberal viu 20 vezes o filme Plano Real. Chorou de emoção todas as vezes.

* Colunista neoliberal não gosta de ciclovia. Tira vaga de estacionamento para carros, além de eliminar faixas de avenidas.

* Colunista neoliberal não gosta de vacinação de graça. Acha que é concorrência desleal do Estado com a as clínicas privadas.

* Colunista neoliberal acha que governo tem que fazer grandes obras de infraestrutura e depois privatizar baratinho com financiamento do BNDES.

* Colunista neoliberal divulga sempre o Impostômetro. Do Sonegômetro ele não quer ouvir falar.

* Colunista neoliberal evita criticar Bolsonaro.  Não acredita no potencial de Henrique Meireles, mas, e se o Mercado apoiar o mascote da direita? "Vamos nessa", decretarão.

* Colunista neoliberal venderia até a mãe se ela tivesse valor de mercado. Isso é injusto. Ele apenas a colocaria em um aplicativo de locação temporária.

* Colunista neoliberal acha que palavras como cotações da Bolsa, do câmbio, as notas das agências de risco, a privatização da Petrobras, da Eletrobras, o ajuste fiscal, os cortes no orçamento da Saúde e Educação, a venda da Embraer,  o fim da Previdência Social, o sucateamento do SUS, o fim dos programas populares de habitação são dirty talk afrodisíaco se ditas na alcova ao pé do ouvido. 

* Colunista neoliberal não reclama do Refis, o programa de parcelamento por até 100 anos de dívidas fiscais ou sonegadas. Colunista neoliberal é ativista mas não é bobo: as empresas que pagam seus salários estão no Refis.

* Colunista neoliberal não gosta de redes sociais. Elas fazem pensar que eles não são amados e publicam "campanha de ódio" como a desse post.

10 comentários:

Corrêa disse...

Colunista neoliberal é hipócrita. Nunca reclamou do preço do diesel reajustado todos os dia e em 40% em menos de um ano, obvismente porque concordou com o desastradoPedro Parente. Agora diz na Tv que o governo demorou a agir. Vão tomar no...

J.A.Barros disse...

Bem, e o neo - comunista, não dá sua opinião? e não será com palavrões que imporá opiniões contestadoras neo-nazistas que convencerá a opinião democrática.

J.A.Barros disse...

Bem, e o neo - comunista, não dá sua opinião? e não será com palavrões que imporá opiniões contestadoras neo-nazistas que convencerá a opinião democrática.

Kadu disse...

Twitter fala que Jornal francês diz que democracia no Brasil tá em decadência. É país de coronéis. Esses colunistas são a linha de frente da esculhambaçao, são os puxa saco dos coronéis

Wilson disse...

Tão desmoralizados quanto o Brasil atual que colaboraram para jogar no esgoto

Aglézio disse...

Os colunistas tão certos, e o capitão Bolsonaro vai seguir as recomendações deles. O Brasil precisa cuidar dos ricos e que produzem. Pobre tem mais é que ralar em canavial.

J.A.Barros disse...

Pô! O Aglézio é muito mais que radical. Seu nome parece uma mistura de inglês: anglo mais ézio. talvez seja um codinome para nele revelar o seu radicalismo. Por que os colunistas estão certos? Pelo o que leio em alguns colunistas eles aparentemente, procuram se demonstrar da esquerda, mas como muitas vezes o que parece ouro é apenas metal amarelo.

J.A.Barros disse...

Pô! O Aglézio é muito mais que radical. Seu nome parece uma mistura de inglês: anglo mais ézio. talvez seja um codinome para nele revelar o seu radicalismo. Por que os colunistas estão certos? Pelo o que leio em alguns colunistas eles aparentemente, procuram se demonstrar da esquerda, mas como muitas vezes o que parece ouro é apenas metal amarelo.

Quevedo disse...

Colunista neoliberal gosta de viajar mas só se for viagem paga por parceria público privada

Quevedo disse...

Ja reparou que esses comentaristas de economia, não os considero jornalistas, nunca falam dos especuladores da Bolsa brasileira? Sempre falam que quedas são por motivos de política, eleições, Lula, dólar nas nubca acusam a especulação criminosa, comprometidos?