domingo, 10 de junho de 2018

Editora Abril demite Pato Donald, Tio Patinhas e família... Eles tinham 68 anos de casa...

A crise da Abril sobrou pro Pato
Donald e demais parceiros. A editora mandou a
Família Disney pra rua e encerrou a publicação.
Acima, a edição número 1 do Pato..
Há cerca de cinco anos, passaralhos vorazes fixaram ninhos na Editora Abril. Vários ciclos de  demissões em massa não resolveram a crise financeira do grupo e comprometeram a qualidade das revistas, sem citar os títulos que fecharam ou foram vendidos.

Agora, segundo o Globo, toda a Família Disney foi "demitida". A Abril está comunicando aos assinantes que Pato Donald, os sobrinhos, Mickey, Tio Patinhas, Pateta, Minnie, Zé Carioca, demais personagens e figurantes foram para o olho da rua. As últimas edições sairão em julho.

Eles tinham 68 anos de casa. No meio jornalístico corre a versão de de que no começo dos anos 1970, quando a Veja ainda tinha baixa circulação e dava prejuízo, a saúde do caixa da editora dependia das boas vendas das revistas em quadrinhos.

De qualquer forma, é simbólico o adeus dessa turma. O Pato Donald foi a primeira revista do grupo, inaugurado em julho de 1950. A edição número um trazia na capa, além do Pato, o personagem Zé Carioca, criado por Walt Disney, em 1942, dentro da política de boa vizinhança com a América Latina promovida pelo Departamento de Estado americano durante a Segunda Guerra.

Ainda não há informações confirmadas sobre o interesse de outras editoras no Pato Donald & Cia. Ainda segundo O Globo, a Panini, editora responsável pelo álbum da Copa (sucesso absoluto e do qual foram impressos mais de 5 milhões de exemplares) seria uma candidata a receber as revistas da Disney.

3 comentários:

J.A.Barros disse...

Aos poucos as revistas, jornais, histórias em quadrinhos, as edições de Walt Disney vão se acabando e com elas as tradições editoriais somem no espaço e a memória do povo se esvai e se acaba. As próximas gerações não terão conhecimento das edições de revistas de varias qualidades assim como jornais – tão expressivos nas suas épocas – que influenciaram por demais a opinião pública. O que virá agora não sabemos nem fazemos idéia. "O dinheiro sumiu". foi a expressão que ouvi, numa pequena porta de varejos de alimentos libaneses, assim como seus vinhos, do próprio dono desta pequena casa comercial. Entendo que esta é a nossa realidade hoje. Um Estado falido, ou prestes à fechar as portas e o último que sair que apague a luz.

Rick disse...

O Pato Donald vai sobrevucso quem eu acho que está acabando é a editora em questão

Anônimo disse...

R.I.P