quinta-feira, 7 de junho de 2018

Diário de Pernambuco: a crise do jornal mais antigo da América Latina

Do Blog Jornalismo nas Américas ( King Center) 

A crise que afeta empresas jornalísticas mundo afora chegou ao mais antigo jornal em circulação na América Latina. Fundado em 1825, o brasileiro Diario de Pernambuco enfrenta uma crise financeira que limou um terço de sua redação e mantém seus funcionários em compasso de espera diante dos atrasos no pagamento dos salários e do suspense sobre o futuro do Diario.
No fim de março, foram demitidos 38 funcionários da redação, entre jornalistas, diagramadores e fotógrafos, conforme relatou ao Centro Knight Jaílson da Paz, que trabalha no jornal há 20 anos e é vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (Sinjope).
“As editorias de Esportes, Viver [cultura] e Fotografia foram as que mais tiveram cortes”, disse Jaílson da Paz. “Esportes perdeu o editor, dois subeditores e três repórteres. Na Fotografia ficaram apenas três fotógrafos.”
Segundo nota assinada pelo Sinjope e pela Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), os profissionais foram demitidos em meio ao fechamento das páginas do jornal.
Trabalhadores do Diario de Pernambuco em mediação no MPT em março (Foto: Júlio Jacobina / Marco Zero)
 
“Enquanto alguns tentavam desatar o nó do travamento da edição, profissionais dispensados deixavam a redação sob aplausos merecidos. Para quem ficava restava a expectativa se teria o nome chamado e a certeza de que o DP se esvaziava de competências enquanto a ineficiência reinava na demolição de uma empresa histórica”, escreveram as entidades em repúdio às demissões.
Essa foi a segunda demissão em massa no DP no período de um ano - em março de 2017, haviam sido dispensados 12 jornalistas. Os profissionais demitidos há um ano e aqueles demitidos recentemente ainda não receberam integralmente as indenizações a que têm direito segundo a legislação trabalhista brasileira, disse o jornalista.
LEIA A MATÉRIA COMPLETA NO BLOG JORNALISMO NAS AMÉRICAS, 
CLIQUE AQUI

Um comentário:

J.A.Barros disse...

O jornalismo impresso, ao que tudo indica, marcha para o seu fim. Mais um grande jornal de tradição e informativo fecha diante das dificuldades de crédito e muito pela força e penetração da internet nos lares e em todos os lugares sociais a presença maciça deste aparelho, em clubes e associações se apresenta em formato imenso. Ora, o visual colorido tomando toda a parede da sala é um convite para, sentado em uma confortável poltrona, ao lado uma cerveja bem gelada, venha a assistir todos os jogos do seu time, corridas de F1, além da Copa do Mundo. O jornal impresso não lhe oferece esse conforto e as notícias e fatos começam, a chegar atrasadas para a sua informação. Até quando o jornal O Globo, as Folhas de São Paulo, o Estadão de São Paulo, e tantos outros jornais tradicionais deste país resistirão a essa força visual e informativa que cada vez mais se torna invencível?