domingo, 3 de junho de 2018

Rumo à Copa da Rússia: contra a Croácia deu pro gasto...

Neymar; a volta e a comemoração. Foto Lucas Figueiredo/CBFa

"Bobby" Firmino. Foto Lucas Figueuredo/CBF

A Croácia tem um time forte. Talvez melhor do que os nossos três primeiros adversários da Copa: Suíça, Costa Rica e Sérvia. O Brasil mostrou defeitos e virtudes. Teria sido bom que o time de Tite provasse, no primeiro tempo, que não depende de Neyamr. Infelizmente, precisou o craque entrar, no segundo tempo, para decidir. Mas isso não que dizer que Philippe Coutinho, Marcelo, Firmino, Casemiro e William não tenham mostrado valor.

Entre as virtudes, a segurança da defesa. Entre os defeitos, a timidez para tentar o drible como solução individual de ataque, indispensável às vezes e arma poderosa para jogadores habilidosos. Apenas posse de bola e o às vezes irritante tiki-taka europeu, com prioridade para a troca de passe excessiva. que lembra a nossa "roda de bobo" ou um futebol a la handebol, não basta.

O Brasil trocou centenas de passes no primeiro tempo e não furou a defesa da Croácia. Apenas Philippe Coutinho arriscou um drible por baixo da perna do adversário.

A Neymar, no segundo tempo,  bastou apenas um drible para fazer o esperado e demorado gol.

2 comentários:

J.A.Barros disse...

Não adianta "Casagrande"tentar desmerecer o Neymar. Esse jogador é craque e craque decide jogos, como foi com a Croácia, que no primeiro tempo, com forte marcação e ataques rápidos manteve a Seleção intimidada e sem recursos. Apesar de William e Coutinho tentarem entrar na área da Croácia, as jogadas morriam nos pés da defesa. A Seleção recuada e pressionada abriu mão de ataques. No segundo tempo com a entrada de Neymar – por respeito e medo – quem recuou o time foi a Croácia, aí a Seleção cresceu em campo jogando no campo do adversário, que se preocupava com Neymar e com razão que num ataque recebendo bola do Coutinho entrou na área driblou dois marcadores e numa paulada com pé direito abriu o placar com 1 a 0. Daí por diante a Seleção que já tomava conta do campo passou a dominar e nos minutos finais, Bobie's Firmina fez um belo gol cobrindo o goleiro. 2x0 e o jogo acabou. Vamos ver contra a Áustria que venceu a Alemanha por 2X1, como a Seleção vai jogar.
O problema maior na Copa será contra a Suíça que joga atrás com 5 zagueiros atrás mais 4 no meio de campo e 1 na frente. Uma muralha na defesa. Pode dar 1X0 ou mesmo um empate de 0X0.

J.A.Barros disse...

É preciso muito cuidado, de qualquer time ao jogar contra a Espanha tendo como zagueiro o atropelador de vacas, Sérgio Ramos, que no jogo contra o Liverpool tirou do jogo, com uma covarde falta, o atual craque do time inglês, Sarah, e ao que parece, logo no início do segundo tempo, num ataque contra o time inglês, ao disputar a bola com o goleiro, teria dado um soco neste goleiro, que reclamou, caído em campo, debaixo do travessão, do juiz que nada fez. Pois esse soco teria causado uma concusão alterando o campo visual deste goleiro, tendo sido na opinião de médicos a causa da duas falhas que terminaram em gol contra o Liverpool. Tenho visto, em jogos do Real Madri, em defesa de cobrança de escanteio contra o Real, esse violento zagueiro, naquele bolo de jogadores aguardando a cobrança do escanteio, desferir ponta–pés covardes, nas canelas dos adversários. Cuidado co Sérgio Ramos.