terça-feira, 2 de agosto de 2016

"Epidemia" de zika e piriri na Rio 2016 erra o alvo. Mosquito ataca em Miami e australianas passam mal (foi comida) antes de desembarcar no Rio...

Na capa da New York, a sátira com os mosquitos, mas...


...a zika acabou invadindo Miami.


A mídia alertou os atletas para riscos intestinais no Rio. Só que o piriri das australianas aconteceu antes mesmo da delegação desembarcar no Galeão. Quatro jogadoras estão de quarentena por 48 horas no banheiro. 

por Omelete
A revista The New Yorker satirizou a Rio 2016 em uma capa onde atletas correm do mosquito da zika. Merecemos. Desde que Zé Serra acabou com os mata-mosquitos, explodiram a dengue, a "chico cunha" e a zika, não há como negar.

Várias publicações alarmaram o mundo ao antecipar que durante a Olimpíada turistas e atletas seriam atacados nas ruas e nos quartos de hotéis, nas pistas, quadras, campos e piscinas. Algo como a "peste negra" retrofitada.

Alguns jornais chegaram a pedir o cancelamento dos Jogos.

Bom, até aqui, nenhum corpo foi devolvido ao seu país de origem em saco plástico preto. Vamos bater na madeira.

Houve também quem vaticinasse que uma epidemia de disenteria poderia acometer os atletas. Seria caganeira de chicote à luz do dia. E uma maré de número dois em forma de milk shake de chocolate invadiria a cidade.

Pois é, ironias acontecem. Parece mais fácil brasileiros pegarem zika em Miami nesta temporada. E o primeiro piriri foi importado.

Nessa semana, autoridade de saúde da terra do Mickey alertaram as mulheres grávidas a ficarem longe da região e especialmente de bairros turísticos onde foram detectados casos da doença. Aumentou o número de vítimas de zika picadas por mosquitos com green card. Ou seja, picadas locai e não resultantes de viagens à América Latina. Melhor a goleira da seleção americana de futebol feminino, que postou foto equipada com máscara e roupas especiais antimosquito para vir ao Rio, usar o traje no seu próprio terreiro.

Mas a ironia mais simbólica aconteceu com parte do time feminino australiano de waterpolo. Atletas passaram mal antes mesmo de chegar ao Rio. No avião, vindo de Roma, deu-se o piriri olímpico. Ao desembarcar no Galeão, pelo menos quatro meninas foram levadas para um isolamento por 48 horas. A tal epidemia de diarreia que a mídia prometeu que ia subir ao pódio da Rio 2016 começou em espaço aéreo internacional...
 

Um comentário:

Lourival de Caxias disse...

Dizem que a zika chegou no Brasil com a Copa do Mundo. Espero que não tragam outra doença agora