terça-feira, 17 de maio de 2016

Silvia Salek, da BBC Brasil: o dedo na ferida...


(por Silvia Salek, da BBC Brasil - link abaixo)
Há muitos e muitos anos, em uma redação brasileira, recebi uma "chamada" de um editor. Era para eu selecionar menos negros como personagens. Na época, eu saia diariamente com a missão de encontrar pessoas que pudessem ilustrar, com foto e relato, reportagens das mais variadas. Entre jornalistas, era comum ouvir que, em páginas de certas publicações, negros eram praticamente banidos. E, como parte da racionalização deste verdadeiro absurdo, ouvi algumas vezes o exemplo de uma publicação que, com um negro na capa, praticamente encalhou. Era uma conversa que começava em tom alarmado de denúncia e terminava em tom de resignação. O culpado era o mercado. Afinal, a imprensa estava apenas respondendo à demanda do público.
Será? Nós, profissionais da imprensa, devemos fazer algo para mudar isso? Poderia dizer que, sim, "porque estamos em 2016", parafraseando o uber-cool primeiro-ministro canadense que deu essa resposta ao ser questionado, no ano passado, sobre o porquê de tantas mulheres e minorias em seu gabinete. Mas tenho a impressão de que essas frases de efeito só tocam corações convertidos.
Leia também: Quatro polêmicas que marcaram os primeiros dias do governo Temer
Enviei para minha equipe uma mensagem de WhatsApp pedindo que a gente usasse a polêmica em torno do gabinete de Michel Temer para fazer uma autocrítica, uma reflexão sobre nosso papel como parte do problema. A falta de representatividade na nossa equipe merece essa autocrítica. Nossa diversidade étnica é baixíssima e são poucos os profissionais fora do eixo Rio-São Paulo. Mas, na mensagem, me referia especificamente ao conteúdo que produzimos.
LEIA A MATÉRIA COMPLETA NA BBC BRASIL, CLIQUE AQUI

Um comentário:

Galo Cego disse...

Mandou bem, é isso mesmo, qualquer jornalista sabe o que acontece em redações nesses sentido, a regra é puro racismo e preconceitos mesmo.