sexta-feira, 23 de outubro de 2015

A corrupção sorridente e engravatada...

por Flávio Sépia
Com frequência, os telejornais badalam um painel, em São Paulo, montado por corporações e instituições patronais, sobre o Impostômetro. O neoliberalismo e os coxinhas gostam de alardear isso. Não gostam de falar é sobre o Sonegômetro, precisamente o crime que tem como uma das consequências o aumento de impostos. A equação é clara; se nem todos pagam, quem paga, paga mais. Em 2015, a sonegação de impostos chegou a R$420 bi no Brasil. Isso, sem contar os escândalos do tipo pagar propina para ter o valor do imposto estadual reduzido, caso notório, denunciado e sumido em uma distante galáxia chamada São Paulo.
Para se ter uma ideia, o quase meio trilhão de reais surrupiado é 13 vezes maior do que o governo tentaria arrecadar com a volta das CPMF. A denúncia espantosa é de servidores do Fisco que também instalaram, em São Paulo, uma ""máquina de lavar gigante"para representar os desvios resultantes da lavagem de dinheiro no país, coisa de "gente fina" e gente grande. Para os servidores, um combate ao crime de sonegação ajudaria a resolver o problema do ajuste fiscal, sem sacrifícios ainda maiores para a população, já que essa mega sonegação é, principalmente, coisa de poderosos.
Há mau uso do imposto arrecadado no Brasil? Claro. Especialmente no caso de privilégios e altos salários. Mas você não verá essa turma flagrada pelo Leão gritar contra isso ou alvejar poderes da República com os quais têm pendências bem manejadas, entre elas a de postergar infinitamente a quitação da dívida. Irônica ou cinicamente, a ofensiva e o ódio expresso nesses movimentos não são contra os privilégios, as altas aposentadorias e pensões, os subsídios desenfreados, os empréstimos em bancos oficiais não pagos e outras torneiras que sangram o Tesouro. Não, eles convivem bem com essas "trivialidades". O que alardeiam e gostariam de detonar são as ações sociais de saúde pública e de educação. Preferem mandar blindar o BMW do que apoiar uma distribuição de renda menos cruel que ajude a diminuir a violência.
O alvo das campanhas são os programas que combatem a miséria, a falta de habitação, o "inimigo" a exterminar é o SUS combatido com se fosse uma perigoso covil do tráfico ou assediado por empresas que sonham em privatizá-lo. E, pelo jeito, aos poucos estão conseguindo. O "Minha Casa. minha vida" também é um alvo. Sabe-se que um programa de tal magnitude tem seus percalços. Mas não é isso que preocupa o andar de cima.
Acredite, a BBC Brasil divulgou recentemente uma pesquisa feita por uma socióloga inglesa onde fica "demonstrado" que o programa literalmente prejudica as classes de baixa renda. A tal pesquisa ainda está sendo tabulada. Quando ficar pronta certamente ocupará os telejornais, os debates, as entrevistas dos meios conservadores. A socióloga aponta dois "graves" problemas. Segundo ela, ao receber casa própria, as pessoas perderam rendas já que aumentaram as despesas com taxas e até consumo (???). Ou seja, deduz-se que para inglesa melhor seria deixar o morador na favela, à beira do esgoto, submetido a condições de vida que ela certamente deve achar "românticas". Segundo apurou - não se sabe como, pois a "metodologia" não foi divulgada - obter uma casa próprio é uma desgraça inominável, um castigo bíblico, na vida dos que têm o azar de sofrer essa "tragédia".
O Ministério da Fazenda recentemente divulgou uma impressionante lista do 500 maiores devedores. Só tubarão. Tem construtora que deve mais do que supostamente desviou da Petrobras na Lava Jato. tem banco cujos executivos costumam ser entrevistados por comentaristas de economia na TV, posam de especialistas e esquecem de falar do passivo fiscal das suas empresa.
Pois é, esse é o escândalo invisível e silencioso que jamais chegará às primeiras páginas. Você não vai ver cartazes em passeatas na Av. Paulista denunciado tal crime. Mais fácil será flagrar um manifestante bem intencionado, coitado, protestando contra a corrupção bem ao lado de um feliz beneficiário desses gigantescos desvios.
Como diria o Batman, "Santa ingenuidade". Ou "Santa paciência".


5 comentários:

J.A.Barros disse...

Sabe senhor Sépia, diante de seus argumentos não sei se você é contra ou a favor da prisão do presidente da Odebrechte. Sonegar no Brasil faz parte de sua cultura. Ha muitos anos atrás trabalhei em um escritório de Padaria e aprendi com o português, meu patrão e dono de Padarias a sonegar. O que não é muito difícil porque em muitos casos bastava "molhar as mãos " do fiscais, e em outros casos um bom "contador" sabe habilmente manipular o livro de contabilidade.
Tenho de confessar que após esse estouro da "boiada "do Petrolão desisti do Brasil, mais de nós brasileiros, na verdade.
A esquerda brasileira criou um "slogan " para a Petrobras que dizia o seguinte: " A Petrobras é do povo brasileiro ". Eu contestava esse "slogan " e criei um outro que era: "A Petrobras é dos seus diretores ". O "Petrolão " veio confirmar essa minha frase.
Vocês criaram esse termo depreciativo : "coxinha ", para todos aqueles que não estão do seu lado. Na minha humilde opinião, parece que vocês não admitem opinião contrária às suas, o que é uma atitude anti-democrática. O seu texto, quero dizer, o estilo, me lembra o estilo de um amigo, a quem muito prezo, e usa esses mesmos argumentos para criticar a situação política e econômica atual a favor, é claro, do atual partido político que governa este país no momento.

FS disse...

Prezado, Cunha não merece apoio desde os tempos da Telerj, de Furnas (era FHC) ou quando foi considerado o paladino na Câmara, exaltado pela Veja e midia em geral e a santa ingenuidade dos Bataman, o combatente do liberalismo, o guerreiro anti-Dilma. Continua sendo assim já que a denúncia mais forte e com provas contra ele veio da Suiça, por iniciativa das autoridades locais, e não de promotores, procuradores tupiniquins da Lava Jato que se pouparam de tal dissabor.

J.A.Barros disse...

A esquerda é contra a Lava Jato, porque está desnudando essa grande mentira e equívoco que é política do PT e e de seus líderes. Nunca antes neste país aconteceu um escândalo de tal proporção como este do Petrolão. Promovido por quem? Pelos líderes do PT. Vão contestar essa verdade absoluta? São bilhões de dólares manipulados e desviados dos cofres da Petrobras por seus diretores e operadores do PT. A imprensa estará inventando ao divulgar os resultados das investigações da PF ou o Juiz Moro é um mentiroso, venal e incompetente?
E a culpa de todo escandalo de corrupção implantado pelo PT é culpa do FHC? O medo que a esquerda brasileira tem do FHC é impressionante. Eduardo Cunha é um imoral e um mal político mas como presidente da câmara eleito por vocês está com o queijo e a faca na mão chantageando o governo com a ameaça de impechement da presidente do país.
Esse país precisa ser passado a limpo e acabar com esses falsos líderes e analfabetos que tomaram conta do Brasil e o resultado está aí. Rombo de bilhões nos seus orçamentos e quem vai pagar é o povo brasileiro e vocês sabem disso. Que venha O CPMF, que venha mais impostos se essa é forma de governar desse maldito PT que se finge de ser do povo e do Operário brasileiro. Seus diretores e líderes estão todos muito ricos e prósperos e o dr. Helio Bicudo já perguntou porque não investigam a vida do ex-presidente que na sua opinião é hoje um dos homens mais ricos do país.

Corrêa disse...

Corruptos do PSDB, PMDB, PP, DEM, PT. Ao citar apenas o PT o sr já mostra sua desonestidade política, é opinião venal. Apoia a corrupção do outro lado?, pergunto.

J.A.Barros disse...

A verdade é desonesta?