terça-feira, 23 de junho de 2015

Itaipu faz o vôo inaugural do primeiro avião elétrico tripulado da América Latina



Foto Rubens Fraulini/Itaipu Binacional


O avião Sora-E desenvolvido pela Itaipu Binacional em parceria com a ACS Aviation, de São José dos Campos. O aparelho tem autonomia de 1 hora e meia de vôo e alcança velocidade de até 340km/h. Itaipu é a maior montadora de veículos elétricos do Brasil e já produziu cerca de 80 protótipos de ônibus, caminhões e veículos 4x4. Foto: Divulgaçao 
O programa tem apoio da Finep, vinculada do Ministério da Ciência e Tecnologia.
A Itaipu Binacional e a empresa ACS Aviation, de São José dos Campos (SP), farão nesta terça-feira (23), às 14h15, o voo inaugural e a apresentação oficial do primeiro avião elétrico tripulado da América Latina, modelo Sora-e. A apresentação será no aeroporto de Itaipu, localizado na margem paraguaia da usina, no município de Hernandárias.
O avião foi desenvolvido dentro do Programa Veículo Elétrico (VE) de Itaipu, em parceria com a ACS e a Finep, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Fabricado com estrutura de fibra de carbono, o modelo tem autonomia de uma hora e meia de voo, com velocidade de cruzeiro de 190 km/h e máxima de 340 km/h. O avião está equipado com dois propulsores Enrax, de 35 kW cada um, e seis packs de baterias de lítio íon polímero, totalizando 400 volts. O interesse do Programa VE no projeto é aprofundar os estudos sobre materiais compostos usados no setor aeronáutico, considerados fundamentais para a redução do peso dos veículos elétricos. Quanto menor o peso, maior a autonomia.

Fonte:Assessoria de Imprensa/Itaipu

4 comentários:

Yury disse...

tem gente que continua trabalhando nesse país onde só é notícia a baixaria política do governo e da oposição, uns desqualificados, para quem o que menos interessa é o Brasil

J.A.Barros disse...

Por falta de sorte, na aterissagem a roda da frente quebrou o dispositivo. Mas o avião vou normalmente e agora é continuar com a experiência melhorando o modêlo para torná lo um sucesso. Aliás já é um sucesso.

J.A.Barros disse...

Uma correção: a roda da frente do avião movido a eletricidade ( baterias ) que quebrou na aterrissagem chama se "bequilha.

Sanchez disse...

A informação do leitor J.A.Barros é falsa. Nem a roda, nem a bequilha quebraram na aterrissagem. Apenas uma proteção do trem de pouso se rompeu, sem maiores consequências. O teste foi considerado um sucesso. O desempenho motor elétrico foi perfeito.