sábado, 13 de junho de 2015

Feministas protestam contra bioquímico ganhador do prêmio Nobel. Ele declarou que mulher em laboratório seduz, é seduzida, distrai os pesquisadores ou chora à toa.

Capa do livro lançado pela Vagenda
por Clara S. Britto
Na semana passada, o bioquímico Tim Hunt, que tem um prêmio Nobel na estante, fazia uma palestra em Londres quando alguém da plateia pediu sua opinião sobre a atuação da mulher na Ciência. Hunt mandou essa: "Ocorrem três coisas quando as mulheres estão no laboratório: você se apaixona por elas, elas se apaixonam por você ou, quando você as critica, elas choram". O mundo feminista veio abaixo, claro. O professor ainda tentou dizer que era uma brincadeira mas, diante da repercussão, afastou-se da University College London. A revista feminista inglesa Vagenda) lançou uma campanha na internet - hashtag #DistractinlySexy - pedindo às mulheres cientistas que inundem a rede com suas fotos em laboratórios, nas suas tarefas de rotina. A Vagenda foi atendida e centenas de cientistas postaram fotos em ação. Trabalhando e não tentando pegar o chefe. Lançada em 2012, a Vagenda, que não é uma publicação moralista ou conservadora, discute a situação da mulher e investe contra o sexismo na mídia, fala sobre obesidade, rejeição à nudez, padrões estéticos etc. O título da revista resume o objetivo. Isso mesmo, Vagenda é a junção das palavras vagina e agenda, para deixar claro que as mulheres não se resumem à primeira e participam da sociedade também com trabalho, ideias, inovações e criatividade.

VEJA ABAIXO ALGUNS POSTS BEM-HUMORADOS DAS MULHERES CIENTISTAS EM PROTESTO CONTRA O BIOQUÍMICO TIM HUNT.


 retweeted
I hope I don't contaminate my cultures with tears

  retweeted
All kinds of chemistry going down in the labs because we're too

Working in the cleanroom, culturing dendritic cells. Hope I'm not

2 comentários:

J.A.Barros disse...

É mesmo impressionate esse preconceito contra as mulheres. Por mais o que elas já venceram e conquistaram nesse mundo machista o preconceito ainda aparece lá no fundo, por menor que ele seja. Mas vai acabar. As mulheres hoje estão conquistando seus postos única e exclusivamente pelo seu valor, sua cultura e sua capacidade. Quando os homens abrirem os olhos será tarde demais. Elas já estarão lá e cima.

Wedner disse...

Sei não, acho bem verdadeira essa situação e não quero dizer que as mulheres não sejam boas profissionais, mas o que o cientista descreve é bem possível