Google homenageia hoje Zuzu Angel |
"Doodle" é o nome que o Google dá à alteração provisória do seu logotipo para homenagear datas ou personalidades na home do site de buscas. Hoje, o destaque é para a estilista Zuzu Angel, que estaria fazendo 94 anos. Mãe de Stuart Angel, um jovem barbaramente torturado até à morte pela ditadura, Zuzu liderou uma campanha internacional para denunciar torturas e assassinatos no Brasil, nos anos 70. Por ser conhecida e respeitada nos Estados Unidos (foi casada com um americano e tinha cidadania daquele país) e na Europa, ela obteve grande repercussão para as suas denúncias. Tornou-se, então, um alvo dos aparelhos de repressão. Em 1976 sofreu um acidente de carro, em circunstâncias suspeitas, à saída do túnel que hoje leva seu nome, na auto-estrada rumo à Barra da Tijuca, no Rio. Em 2007, a Comissão da Verdade colheu depoimentos de duas pessoas que viram o carro ser jogado fora da pista. E um agente da repressão confirmou, depois, a participação dos órgãos de segurança no atentado. Poucos dias antes de ser assassinada, Zuzu Angel entregou ao compositor Chico Buarque de Hollanda um documento para ser divulgado caso algo lhe acontecesse. Na carta, ela escreveu: "Se eu aparecer morta, por acidente ou outro meio, terá sido obra dos assassinos do meu amado filho".
2 comentários:
Homenagem merecida. Lutou bravamente em uma época em que muitos se omitiam. Um heroica vítima da ditadura impune. E pensar que muitos que fazem oposição a Dilma Roussef pedem a volta da ditadura.
Zuzu Angel merecia uma estátua, como a dos poetas e cantores que estão colocando nas ruas, pela sua coragem e ousadia em enfrentar o regime ditatorial da época pela perda do seu filho torturado e morto pela repressão militar. Um exemplo de coragem que deixou para mulher e mãe brasileira.
Postar um comentário