domingo, 17 de agosto de 2014

Patente alta... assim era o Marechal da Manchete

por Alberto Carvalho
Morreu aos 97 anos o Floriano Peixoto. 
Não o Marechal ex-Presidente do Brasil, mas o Marechal, chefe dos contínuos da Bloch e eminência parda do presidente da empresa Sr. Adolpho Bloch.
Usava um bigodinho a lá Clark Gable. Conheci o Marechal quando entrei na empresa em 1966.  Marechal lembrava a figura do cantor Ataulfo Alves, dos anos 40, 50 e 60, pela sua elegância no modo de vestir e um pouco pela aparência. Ataulfo Alves foi citado como um dos dez homens mais elegantes do país na lista do colunista Ibrahim Sued, assim como Marechal.  
Marechal era, além de suas funções como chefe dos contínuos, o responsável pela retirada dos malotes que vinham do exterior. Ele conhecia todo mundo da Alfândega, tinha livre acesso às dependências do aeroporto do Galeão, o que lhe facilitava a retirada do material com a devida urgência. Era o faz tudo da empresa. Ficava na recepção recebendo os convidados ilustres do Sr. Adolpho para os almoços, etc.   Era íntimo do Presidente Juscelino e de várias outras autoridades. Todos conheciam o Marechal pela sua dedicação a empresa e pela sua maneira educada de lidar com todos os funcionários. Prestativo, educado e muito eficiente em suas funções. Marechal foi um dos funcionários pioneiros de Bloch Editores. Trabalhou até à falência da editora.      

3 comentários:

Nelio Horta disse...

Simpático, quase sempre sorrindo, acompanhado de um sonoro "SAÚDE BOA?" o Marechal que nós tivemos o privilégio de conhecer, era tão importante na Bloch "daquele tempo", que sua autoridade se confundia com a do "seu" Adolpho e a do Jaquito. Só uma vez vi o Marechal ficar aborrecido: Nos plantões da Fatos & Fotos, enquanto aguardávamos a chegada das matérias e depois do lanche "fino da boia", jogávamos uma "pelada" ao lado do arquivo, na Frei Caneca, com bola de papel, feita pelo Laerte ou o Evaldo. O "Marecha", ao ouvir o barulho subiu à Redação e acabou com a pelada, antes que alguma vidraça fosse quebrada. Ele tinha razão...
Soube da morte dele. Descanse em paz companheiro, você nunca será esquecido.

marcelo disse...

Sou sobrinho-neto do Marechal e gostaria de fazer uma retificaçao quanto a materia: A sua saida da Manchete foi antes de sua falencia devido a um desentendimento que teve com Adolpho Bloch.

marcelo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.