sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Filme "O Mercado de Notícias" mostra como se forma o discurso único e monolítico da mídia brasileira

Está em cartaz o documentário O Mercado de Notícias, de Jorge Furtado. Bom programa para leitores e eleitores, o filme abre um debate sobre os interesses políticos e econômicos embutidos no noticiário "jornalístico" da grande mídia. Para isso, o diretor do documentário ouviu jornalistas da área, como Jânio de Freitas, Mino Carta, Geneton Moraes Neto, Cristiana Lobo. Os depoimentos são linkados a trechos da peça "O Mercado de Notícias", do inglês Ben Jonson, escrita em 1637. 
Em entrevista ao portal Terra, o diretor Jorge Furtado cita uma intervenção de Jânio de Freitas no filme:
"Jânio de Freitas fala sobre um levantamento muito interessante a respeito da história do Jornalismo. Ele lembra que, no passado, havia mais diversidade. Antes do Golpe Militar de 64, existiam muitos jornais no Brasil. O Rio de Janeiro chegou a ter 17 jornais diários, todos eles com tendências muito claras. Tinha o jornal da UDN, do PTB, do PSD, dos militares, dos coronéis e da indústria. Com o golpe, todos os grandes veículos apoiaram a chegada dos militares ao poder, sem exceção. Com o recrudescimento do regime, os jornais se uniram e tentaram fazer protesto contra a censura e a morte de pessoas, pedindo as ‘Diretas Já’, a abertura política e o fim da Ditadura. Quando o regime termina, elegendo Tancredo Neves indiretamente no primeiro governo civil em anos, todos os jornais apoiaram ele. Passaram a ser todos governistas. Todos. Sem exceção mais uma vez. O processo se inverte radicalmente com a chegada ao poder do Lula, em 2002. Antes disso, a elite brasileira impediu a eleição do PT com todas as armas que tinha, mudando regras eleitorais, proibindo ações, criando a reeleição, etc. Mas com a eleição do metalúrgico, todos os jornais passaram a ser de oposição. E isso foi dito até textualmente pela Judith Brito, presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), que declarou abertamente que a imprensa hoje no Brasil é a verdadeira oposição política".
VEJA O TRAILER DE "O MERCADO DE NOTÍCIAS". CLIQUE AQUI




PARA VER O DEPOIMENTO DE JÂNIO DE FREITAS CLIQUE AQUI





2 comentários:

J.A.Barros disse...

Essa oposição depende do ponto de vista das alas políticas. Algumas acham que a imprensa ataca o governo atual e outra ala defende esse governo. Na verdade a imprensa deveria ser imparcial, isto é, não ser a favor nem ser contra, apenas uma divulgadora dos movimentos governamentais e uma acusadora dos roubos e fraudes cometidas pelos políticos, sejam do governo ou não. Acho que é isso que nós, povo brasileiro, esperamos da imprensa.

Ebert disse...

Interessante é que os que dão depoimento no filme sao os jornalistas que o cineasta considera "intelectualmente honestos" conforme diz. Aí é mais interessante ainda ver a lista dos colunistas pit bull da direita que ficaram de fora e que portanto são intelectualmente...