quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Volúveis...





por JJcomunic
O papel do jornal e dos colunistas é criticar, certo? Mas não deixa de ser uma zona de conforto para eles. Depois que o jornal embrulha o peixe no fim do dia, bola pra frente, o que já foi, foi, inclusive a coerência. Daí nada impede que o jornal ou o colunista critique hoje o que elogiou apaixonadamente antes. A quem importa? Dois exemplos: a manchete criticando o déficit de professores no ensino público estampa o jornal publicamente afinado nos anos 90 com a política neoliberal de então de desmonte geral do Estado, enxugamento até o limite da responsabilidade, demissões, interrupção de contratações em saúde, segurança, educação, pesquisa, transportes etc. Eram os tempos da privataria, terceirização, concessão, presentão... Alguém lembra? A ordem era minimizar ao máximo a máquina pública que, apesar de ter se recuperado em parte, ainda hoje é carente em várias áreas. Uma delas, o motivo da crítica agora reciclada. É o óbvio, mané. Descobriu que o que faltou no passado faz falta hoje?. O outro exemplo é mais prosaico. Uma colunista "descobre", uáu!, que um serviço sensível - manipulação de dados pessoais - está terceirizado. E se indigna com o fato de uma empresa privada prestar um serviço ao Estado. É a tercerização, fulana. Aquele braço da privataria que ocupou e ainda ocupa espaço em setores da adminstração que deveriam ser públicos. Ué? Mas isso não foi largamente defendido durante anos? Anote: há este e muitos outros setores contaminados com essa prática à qual se juntam "ongs" e "organizações sociais". É a persistente herança neoliberal dos 90. Relaxa. Aproveita o badejo que o jornal de ontem embrulhou...

Um comentário:

debarros disse...

Por que o governo que se sucedeu à pirataria não corrigiu todos os erros cometidos nos anos 90? Seria fácil acabar principalmente com as tercerizações e se desvincular das famigeradas ONGs. Mas, não fez. Por que? Crime maior não teria sido essa indiferença a tantos "malfeitos"? Cara, é preciso muito cuidado ao fazer repetitivamente essas acusações ao governo tucano porque antes deveria por as barbas de molho porque esse governo do Salvador da Pátria não ficou um mm atrás do seu anterior. Haja visto os ministros que foram afastados do atual governo – VEJA BEM – por corrupção provada em CARTÖRIO e barra de tribunais. No meu entender o governo do Salvador da Pátria deveria por na cadeia todos aqueles tucanos que pirataram o país.
Para mim esse livro do Amauri não é senão mais um"dossiê" petista, pago à peso de ouro como seria o dos aloprados"de São Paulo. Não é claro como água?