domingo, 18 de dezembro de 2011

Jogo do bicho nasceu em 1893 e é uma contravenção que resiste desde 1941. Jamais acabará

por Eli Halfoun
O circo foi armado, mas cansamos de saber que a parafernália utilizada para prender os líderes do jogo do bicho ou, se preferirem, os contraventores, não vai dar em nada. É muito mais para mostrar serviço: mesmo que todos os bicheiros sejam presos esse tipo de operação policial acaba dando mico na cabeça. Ninguém fica a cadeia por muito tempo, muita gente acaba levando vantagem e a fezinha diária não acabará nunca, ou seja, continuará livre leve e solta em qualquer esquina simplesmente porque o povo bota fé no jogo e em sua digamos honestidade ao pagar prêmios.
A população faz seu joguinho diariamente, mas os jogadores não conhecem a origem do jogo do bicho. O jogo do bicho surgiu em 1893, criado pelo Barão João Batista Vieira Drumond, também idealizador do primeiro Jardim Zoológico, no Grajaú, Rio. Quando perdeu a ajuda financeira do governo para alimentar os 25 animais do zoológico, o Barão de Drumond mandou imprimir estampas dos vinte e cinco animais nos ingressos e para incentivar as visitas e arrecadar mais passou a sorteá-los: quem possuía a estampa do animal sorteado recebia como prêmio 20 vezes o valor pago pelo ingresso. De 1893, ano de sua criação, até 1941 o jogo do bicho era livre. Só em 1941 passou a ser considerado contravenção, mas aí a população já tinha tomado gosto pelo jogo que proibido acabou ganhando mais espaço e distribuindo mais do que dinheiro para os premiados. Como é até hoje. (Eli Halfoun)

Um comentário:

Ebert disse...

Faz parte da cultura popular mas só acho que o jogo do bicho hoje não tem mais o romantismo de antigamente. Mas sou a favor da legalização dos jogos, inclusive cassino, ficavam bem mais fácil do estado regulamentar e fiscalizar.