por Eli Halfoun
São 4 mil os bueiros (está nos jornais) que a Ligth terá de consertar. Espera-se que faça isso porque embora tenha falado muito até agora não fez nada para livrar o Rio de mais esse perigo nas ruas. A empresa, que parece não estar vendo nenhuma luz para solucionar o problema imediatamente, comprometeu-se a pagar R$ 100 mil de multa por cada bueiro que voltar a explodir (nesse momento pode estar explodindo um em uma rua qualquer do Rio de Janeiro), mas esse valor não é nada (nenhum seria) diante do perigo a que a população continua exposta. Se a Ligth sabia que obras de manutenção eram mais do que necessárias porque não as fez logo, o que certamente teria evitado os transtornos causados pelas explosões. No fundo (no caso é no fundo mesmo), os bueiros têm mostrado como a população do Rio (e provavelmente em outros estados) é tratada com total descaso por empresas que cobram caro por seus serviços e oferecem uma péssima qualidade de atendimento, embora saibam fazer todo tipo de ameaças e exigências quando as contas não são pagas em dia. A Ligth tem agora uma imensa conta a pagar para a população do Rio e é bom que pague logo já que não pagou em dia como deveria ter feito. O Rio não pode continuar sendo um campo minado no qual o carioca é obrigado a andar de cabeça baixa olhando para o chão como se estivesse com vergonha, além de medo, de sua cidade. E está. (Eli Halfoun)
Jornalismo, mídia social, TV, streaming, opinião, humor, variedades, publicidade, fotografia, cultura e memórias da imprensa. ANO XVI. E, desde junho de 2009, um espaço coletivo para opiniões diversas e expansão on line do livro "Aconteceu na Manchete, as histórias que ninguém contou", com casos e fotos dos bastidores das redações. Opiniões veiculadas e assinadas são de responsabilidade dos seus autores. Este blog não veicula material jornalístico gerado por inteligência artificial.
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6 comentários:
A Light é outra herança maldita de anos e anos sendo uma estatal e a CEDAE, outra Estatal que não faz um melhoramento e nem moderniza a malha de esgotos e águas. De repente por ser tão velha essa malha, o carioca estará tendo as suas casas inundadas por uma insuportável lama fecal que corre nos subterrâneos dos esgotos do Rio. Os bueiros não estão explodindo? Os canais e canos de esgotos também explodem, até porque esses canos eram de ferro, os chamados "Barbarás", que eram instalados nos antigos prédios e hoje substituidos pelos PVC de plástico.
Isso vai acontecer.
Melhor se informar, debarros. A Light é empresa privadíssima há anos, tem a concessão mas não investe, claro. Ao assumir nos anos 90, demitiu milhares de funcionários, inclusive técnicos que tinham a memória da rede subterrânea. Claro, o lucro vem na frente e o serviço público depois. A tática é essa: deixar cair aos pedaços para que o poder público conceda incentivos, empréstimos etc. Acorda, debarros, e argumente com informações corretas. Pra seu governo, barcas, trens, metrô, depósito de carros apreendidos, ponte, estradas, redes de esgotos em várias cidades, transporte urbano, linha amarela, gás, distribuição de energia elétrica, planos de saúde, estacinamento nas ruas, tudo é particular, ok? Na hora de investir, a viúva estatal tem que meter a mão no cofre. BNadfa contra se essa turma não usasse um só tostão de dinheiro público mas não é o que acontece.
Quando da desastrada privataria dos tucanos, a Light foi comprada por um companhia francesa que passou 10 anos enviando lucro para Paris e deixando a empresa ser sucateada. Quando achou que já tinha se dado bem com os otários se mandou. Por iromia, é a Cemig, uma das principais e atuais acionistas, empresa de um estado adminitrado pelo tucano, incluindo o que pretende ser presidente, tenta recuperar o tempo perdido e a besteira feita. Pena que eles passam e o povo fica levando bueiro na cabeça e prejuízo no bolso.
Conforme-se Gonça e fique feliz, a sua grande estatal não foi privatizada: a Petrobras;
Se esquece caro Gonça, que cabe aos governos fiscalizar, coibir abusos, manter sob vigia e pressão as empresas privadas. Não é assumir o governo e gastar o seu tempo em viagens ao redor do mundo, em festinhas em granjas tortas, e pilequinhos de ficar com os fundilhos da caça toda molhada;
Em oito anos desmantelou as Agência controladoras, que exerceriam o poder de fiscalizar e cobrar das empresas privadas porque interessava ao governo manter poder sobre mInistérios e que tais para aparelhar o seu governo, o que conseguiu.
Hoje, haja visto o Ministério dos Transportes, o Brasil é uma sucursal de Sindicatos e funcionários incompetentes, que fazem e desfazem à vontade deles, até porque nem sabem o que estão fazendo.
Essa é a cara do Brasil de hoje. Carteiros que quando não entregam a correspondência nos dias certos a queimam em terrenos baldios da cidade.
São aloprados e cuequeiros que infestam os órgãos públicos.Ministros que enriquecem da noite pro dia e tudo continua como dantes no quartel de Abranches.
Viva a fuzarca!
"Tô mentindo, Terssa"!
A CEDAE por acaso, é Empresa Privada?
debarros, essas agências só pioraram o que já era ruim. São as raposas tomando conta do galinheiro. Os tucanos, de bico baixo e rabo pro alto, acataram essa determinação neoliberal do Consenso de Washington. Em muitos casos , a privatização é bem-vinda mas não como é feita aqui na base da doação do dinheiro público continuada. Este é o grande escândalo.Essa agências de desregulamentação são uma triste piada nessa parceria de assalto ao povo. Acorda, debarros!!!
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