domingo, 17 de julho de 2011

A Seleção dos sete erros. Ou muitos

deBarros
Não vamos agora botar a culpa nos jogadores, meu caro Casagrande. Você é um ex-jogador de futebol e sabe que não é assim que a banda toca. O Dunga, na Copa na África do Sul, foi xingado, execrado, chamado de anão e por aí afora. Por que, nessa Copa das Américas, vamos aliviar o atual treinador da seleção, Mano Menezes?
A Seleção atual tem bons jogadores. Alguns, craques de futebol como Robinho, Júlio César, porque não Neymar e Ganso?, Pato, Maicon, Lúcio, Thiago Silva – eleito o melhor jogador do campeonato italiano – além de outros menos votados, mas excelentes jogadores. Mas o técnico, Mano Menezes, acredito, não soube montar o time e o que se viu foi uma seleção sem uma tática, sem jogadas ensaiadas e o pior, sem saber bater pênaltis. Se na Copa do Mundo de 2010, atacamos sem dó nem piedade Dunga, então técnico da Seleção, porque vamos poupar o atual técnico da Seleção, senhor Mano Menezes, que em nenhum momento, haja visto os amistosos, que foram verdadeiros fiascos, esse técnico não conseguiu uma exibição digna do futebol brasileiro.
Essa sua tese, Casagrande, de que os jogadores brasileiros, foram os grandes culpados pela derrota diante do Paraguai, entendo que seja uma saída para livrar a cara do senhor Mano Menezes. Mas é o que vai acontecer. Amanhã, segunda-feira, dia 18 de julho de 2011, os comentaristas de futebol em todos os jornais vão cair de pau em cima da cabeça dos jogadores. Principalmente os senhores Fernando Calazans e o senhor Renato Maurício Prado, que nunca perdoaram Dunga, ex-jogador, campeão da Copa de 94, ser o técnico da Seleção Brasileira.
Será que eles treinaram bater pênaltis? Thiago Silva nunca foi batedor de faltas muito menos de pênaltis. O lateral esquerdo da seleção, que mal sabe cruzar uma bola, vai bater pênaltis?
Se Fred – centro-avante e artilheiro –errou ao bater o seu pênalti imagine os outros.
Alguma coisa estava muito errado nessa seleção.

Um comentário:

César disse...

Caro deBarros,
O que a gente não está querendo admitir, é que a seleção brasileira foi violentada, perdeu sua dignidade, pela primeira vez na história do futebol brasileiro.
Sou do tempo(tenho 65 anos) em que a seleção amarelava(50 e 54). Veio o Dr.Paulo Machado de Carvalho, tratou os jogadores como gente, colocou um psicólogo na delegação e o Brasil deslanchou(58 e 62) e depois sobrou em 70.
Reclamamos de maus resultados, xingamos os técnicos, mas nunca violentamos ou execramos um técnico vencedor.
Pela primeira vez na história do futebol brasileiro, um súcia de jornalistas liderados pelos de O Globo, melindrados com a falta de "exclusividade", execraram um técnico vencedor, às vésperas de uma Copa do Mundo, desestabilizando emocionalmente os jogadores e dividindo a torcida.
A culpa não é do Mano nem dos jogadores. Eles são a seleção, e a seleção foi violentada, foi ferida. Se essa súcia não se retirar de cena ou pedir perdão pelo que fizeram à seleção, iremos direto para um outro Maracanazzo.
Pode escrever o que lhe digo...