|
Foto Sergio Jorge/Manchete/Reprodução O Globo |
Em outubro de 2010, este blog reproduziu do jornal O Globo as duas imagens acima. A do alto, famosa foto de Pelé às vésperas de fazer o seu gol número 1000, saiu na capa do Caderno de Esportes do Globo creditada para a agência para Keystone. No dia seguinte, o jornal registrou o erro e informou que a foto era do Mituo Shiguihara, fotógrafo que atuou durante anos na Manchete. O
panis cum ovum limitou-se a registrar o fato em uma nota que citava a importância histórica do arquivo fotográfico que pertenceu à Bloch, hoje desaparecido após ter sido vendido em leilão público. Só que há poucos dias, o fotógrafo Aguinaldo Ramos, que também trabalhou na Manchete, encaminhou ao blog uma mensagem que corrigia a "correção" do Globo. A foto do Pelé com as bolas do gol 1000 não é de Mituo Shiguihara mas de Sergio Jorge, então fotógrafo da sucursal da Manchete em São Paulo. Sergio foi o ganhador do primeiro Prêmio Esso de Fotografia com a dramático flagrante de um menino que luta contra o homem da carrocinha na tentativa de salvar seu cão.
Em mensagem encaminhada ao colega Aguinaldo Ramos (que comanda o excelente blog
A Foto Histórica - e suas histórias - no Brasil), Sergio Jorge conta como fez a famosa imagem. Leia trechos a seguir: "Esta tudo errado com relação ao escrito sobre a foto (1000 e PELÉ). Sou o verdadeiro autor desse trabalho. Eu, fotógrafo Sergio Jorge, e o companheiro repórter Durval Ferreira, da velha sucursal da Bloch em SP, fomos os "boladores" da respectiva matéria. Estas fotos antecediam, como ilustração, as matérias que seriam publicadas nas revistas Manchete e Fatos&Fotos (...) Aproveito para dizer que (...) trabalhei entre 1958 até 1970, durante 12 anos , na Bloch em SP. Estou participando junto aos mais de 180 fotógrafos mortos ou ainda vivos, lutando para termos em mãos nossos trabalhos fotográficos, conforme os direitos autorais, que estão em um arquivo perdido aí no Rio. Vou lutar muito pela nossa vitória. (ass: Sergio Jorge)
Leia as mensagens completas na postagem original. Clique AQUI
Um comentário:
Há um desrespeito muito grande à obra fotográfica, especialmente jornalistica, como se fosse menos. Créditos como "acervo pessoal", "arquivo" e "banco de imagem" comuns na grande imprensa certamente mascaram as verdadeiras autorias. O próprio arquivo da Manchete, que dizem desaparecido, tem exemplares como esse que ilustra a nota, muito de alto valor histórico, publicados em jornais, revistas e livros sem o devido crédito.
Postar um comentário