por Gonça
A notícia foi publicada no portal Terra. O goleiro Rogério Ceni ganhou uma ação contra o programa Arena SporTV. O fato que originou o processo aconteceu em 2006 quando a jornalista Mily Lacombe deixou de falar do desempenho do goleiro em campo e passou a comentar um caso de suposta falsidade ideológica que envolveria o atleta do São Paulo. Antes de recorrer à justiça Rogério pediu à jornalista que exibisse no programa as provas e evidências da denúncia. Mily Lacombe não teve como provar a acusação. Rogério entrou com um processo, a jornalista perdeu vários recursos até o julgamento final. Não foi informado o valor da indenização (especula-se que teria sido 28 mil). Depois que o fim da Lei de Imprensa - em ação destinada principalmente a acabar com a exigência do diploma de jornalista - acabou levando junto o direito de resposta (não há mais obrigatoriedade, a decisão é voluntária, de cada orgão de comunicação), aumentou o número de ações por danos morais. Mas os jornalistas deveriam se preocupar também com a imagem. A maioria dos comentários à nota no Terra critica a classe. Leiam algumas opiniões reproduzidas do portal:
Abrao Flaksberg disse:
27/05/2011 às 11:40
É isso ai!!Jornalista tambem tem que ter responsabilidade e noticiar a verdade e nao especulaçoes que podem comprometer a reputaçao de quem quer que seja.
Jader Alexandre Marques disse:
27/05/2011 às 11:42
Está provado mais uma vez que este cara tem um enorme carater tanto na vida profissional com na vida pessoal,valeu Ceni VC é o cara e exemplo.
neto disse:
27/05/2011 às 11:43
Boa Rogério. Por essa e por outras você é idolo no tricolor, seja como jogador ou como pessoa. Parabéns.
Marcelo disse:
27/05/2011 às 11:43
Qual foi o valor pago?
Marcelo Nextel disse:
27/05/2011 às 11:44
Isso é bom ter acontecido, espero que daqui em diante isso possa inibir alguns desses caras que nem diploma de colegial tem e diz que é jornalista, de falar bobagem.
Fernando disse:
27/05/2011 às 11:45
Tem que processar, estes jornalistas podem falar tudo e ofender os outros e não querem ser punidos. PAGA.
Rafa SPFC disse:
27/05/2011 às 11:53
Dizem que a indenização era de R$ 28 mil.
Dinheiro de pinga pra alguns jogadores …….
Mas o mais lamentável disso é Onde está Mila Lacombi???
Sua irresponsabilidade fez ela sair da mídia , e agora escreve pra alguma revista revista feminina , no máximo.
Isso mostra que tem muito jornalistas irresponsáveis …..aqueles que mentem um fato só pra ter audiencia e naum sabe do impacto que isso pode causar.
Que isso sirva de lição para esses tantos jornalistas ou pseudo-jornalista, indepedente de homem ou mulher que naum sabem conduzir sua profissão!!!
Wagner disse:
27/05/2011 às 11:54
Parabéns,
Quem fala o quer, paga o que não quer.
Jornalismo, mídia social, TV, streaming, opinião, humor, variedades, publicidade, fotografia, cultura e memórias da imprensa. ANO XVI. E, desde junho de 2009, um espaço coletivo para opiniões diversas e expansão on line do livro "Aconteceu na Manchete, as histórias que ninguém contou", com casos e fotos dos bastidores das redações. Opiniões veiculadas e assinadas são de responsabilidade dos seus autores. Este blog não veicula material jornalístico gerado por inteligência artificial.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Esse é um problema muito sério do Jornalismo brasileiro. Pega uma notícia com o "bonde" andando e pública nas folhas sem fazer uma pesquisa maior. É notícia? , manda ver. Não sei se em outros países é assim.
Alberto Bahia, no Correio da Manhã, abordou esse problema, com muita propriedade, há muito anos atrás.
Criticava ele o sistema de reportagens que eram publicadas sem antes haver uma pesquisa confirmando a autenticidade delas.
Postar um comentário