quinta-feira, 14 de maio de 2020
The Economist: adeus, globalização
A mídia internacional entrou em uma espécie de competição. Quem será capaz de prever o que acontecerá com a economia mundial pós-coronavírus. Uma das hipóteses anuncia que os países devem buscar mais autossuficiência, preparando-se para a próxima epidemia ou qualquer outro tipo de crise que se reflita nas economias. Para a Economist, isso vai criar mais problemas do que soluções.
E você pensa que eles foram embora?
A Lava Jato foi benevolente com empresários, doleiros e diretores de corporações envolvidos em ladroagem, além da boa vida que deu aos chamados delatores premidíssimos. Esse grupo é o polo recorrente que, na corrupção, se conecta com políticos e funcionários públicos corruptos. O noticiário de hoje mostra que a colher de chá que alguns ganharam resultou em volta ao crime. Alguns envolvidos na Lava Jato são agora investigados por corrupção na compra de equipamentos hospitalares para combate à Covid-19.
quarta-feira, 13 de maio de 2020
O Shabazz Aladeen de Brasília
| Foto Marcelo Casalo Jr. Ag.Brasil |
Ele ofende jornalistas e incita a seita que se reúne diariamente para receber os perdigotos presidenciais a atacar a imprensa. O melhor seria a mídia montar um pool, que limitaria as equipes. Um câmera, um fotógrafo e um repórter a cada vez no cadafalso já aliviariam o linchamento moral diário.
Ontem, o espetáculo de baixo nível foi no Planalto. Precisamente, na rampa. Do alto da passarela para qual a Niemeyer imaginou função mais digna, Bolsonaro, aos gritos, atendia ao repórteres. Ao fundo, também aos gritos, os apoiadores do sociopata faziam a performance fanática de sempre.
A foto no alto registra o grupo de jornalistas que empunha microfones, forçados a mendigar respostas de um Bolsonaro imperial, aboletado em cima de uma muralha, como se recriasse a reprodução acima.Parece um espetáculo bárbaro. Ou uma press conference ao estilo Shabazz Aladeen (se não liga o nome à pessoa, dê um Google).
O Palácio do Planalto é dotado de uma sala de imprensa própria para coletivas com um mínimo de civilidade, mas Bolsonaro prefere montar essas situações onde mostra o desconforto que sente e até o ódio que expele diante do jornalismo independente e de todos os profissionais que não sejam o submisso Datena, seu entrevistador preferido.
terça-feira, 12 de maio de 2020
Os "essenciais" voltam ao trabalho
por O. V. Pochê
Foi ampliada a lista de "atividades essenciais". Incluiu barbeiros, salões de beleza, academias... A maioria dos governos estaduais vai ignorar a medida. Mas quem garante que novas exceções ao isolamento não estejam em estudo no Planalto? Veja as especulações para os próximos 10 setores a voltar a funcionar.
* Produtor de fake news
* Queiroz
* Operadora do cartão corporativo da presidência
* Posto de gasolina para delivery de nota fria
* Escritórios para rachadinhas
* Damares, Ernesto Araújo, Weintraub, Teich, Regina Duarte e o próprio Bolsonaro também estão liberados para trabalhar.
* Engarrafadores de água do Jordão para cura da Covid-19.
* Contrabandista de fuzil
* Rodrigo Maia está liberado para, pelo menos, abrir a gaveta onde dormem dezenas de pedidos de impeachment do sociopata.
Foi ampliada a lista de "atividades essenciais". Incluiu barbeiros, salões de beleza, academias... A maioria dos governos estaduais vai ignorar a medida. Mas quem garante que novas exceções ao isolamento não estejam em estudo no Planalto? Veja as especulações para os próximos 10 setores a voltar a funcionar.
* Produtor de fake news
* Queiroz
* Operadora do cartão corporativo da presidência
* Posto de gasolina para delivery de nota fria
* Escritórios para rachadinhas
* Damares, Ernesto Araújo, Weintraub, Teich, Regina Duarte e o próprio Bolsonaro também estão liberados para trabalhar.
* Engarrafadores de água do Jordão para cura da Covid-19.
* Contrabandista de fuzil
* Rodrigo Maia está liberado para, pelo menos, abrir a gaveta onde dormem dezenas de pedidos de impeachment do sociopata.
domingo, 10 de maio de 2020
A capa histórica do Globo é um memorial às vítimas da Covid-19 e uma resposta moral a quem debocha da pandemia
A capa do Globo é um choque. Um impacto gráfico à altura do momento dramático que o Brasil vive. A reportagem, que continua nas páginas internas, emociona. Dá nome e sentimento às milhares de vítimas do coronavírus. As perdas deixam de ser apenas números, ganham memórias. E uma comovente homenagem aos brasileiros que se vão. Homenagem que é um forte resposta moral a quem debocha constantemente da pandemia e desrespeita nas ruas os mortos e suas famílias. Em passeio de jet ski, hoje, no Lago Paranoá, em Brasília, o líder maior da seita chamou de "neurose" o terrível drama do brasileiros.
sábado, 9 de maio de 2020
Little Richard (1932-2020): o grito primal do rock
Em 1985, Roberto Muggiati lançou o livro Rock/De Elvis à Beatlemania [1954-1966], número 96 da coleção Tudo é História, da Brasiliense. No mesmo ano saiu o segundo volume, número 100 da coleção tudo é história , Rock/Da utopia à incerteza [1967-1984].
Os trechos reproduzidos abaixo focalizam Little Richard, que morreu ontem, aos 87 anos, de causas ainda não informadas.
A NOITE EM QUE LITTLE RICHARD TENTOU CONVERTER A PLATEIA CARIOCA
Quando se apresentou no festival Free Jazz de 1993 (Rio e São Paulo), Little Richard, através de um séquito de assessores, distribuiu a cada pessoa da plateia um livro de religião, Como encontrar a paz interior, de E. G. White,120 páginas, com uma foto autografada dentro. Guardei até hoje estes exóticos suvenires, em todas as edições do Free Jazz – e foram muitas – nunca nenhum artista teve este gesto de doar algo ao distinto público. (Roberto Muggiati)
O MELHOR DE LITTLE RICHARD, OUÇA AQUI
Fotomemória - Little Richard no Galeão: "Cadê a limusine do contrato?"
| Little Richard chega ao Rio em 1993. Foto de Orlando Abrunhosa/Manchete |
Roberto Muggiati escreveu então que havia uma certa e falsa polêmica provocada pela invasão da "praia jazzeira" por Little Richard e Chuck Berry. Se souberam ou não da esnobada dos puristas, o fato é que os dois aprontaram. Berry escondeu o horário da chegada e forneceu informações desencontradas sobre sua agenda; não queria fotos. A repórter Ana Gaio e o fotógrafo Orlando Abrunhosa, da Manchete, foram ao Galeão registrar a chegada de Little Richard. E ele já chegou soltando a franga. Paletó com estampa de pele de onça, botas amarelas e uma bíblia na mão, o astro do rock teve um ataque ao ver o carro que a produção escalou para levá-lo ao hotel: um modesto Opala. "Cadê a limousine? Está no contrato. Não vou".
Acabou indo. E, sim, os jazzófilos aplaudiram sua performance.
Little Richard morreu hoje, aos 87 anos. Um dos pioneiro do rock, ele influenciou gerações com sucessos como "Tutti Frutti", "Long Tall Sally", "Rip It Up" , "Lucille", "Good Golly Miss Molly", entre outros.
Fotografia: a luta pela vida contra a militante da morte
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| Diante de uma enfermeira que ergue a cruz para defender a vida, bolsonarista projeta sombra da morte na Praça dos Três Poderes. Reprodução Redes Sociais |
Na semana passada, como foi destacado pela mídia, um grupo de profissionais da saúde fez uma manifestação na praça dos Três Poderes para conclamar a população a respeitar o isolamento, já que a campanha bolsonarista contra as restrições provoca o caos no sistema de saúde, por superlotação, e resulta em mortes de pacientes, além de médicos, enfermeiras, seguranças e pessoal de limpeza dos hospitais. Na ocasião, militantes governistas agrediram o pessoal da saúde.
A foto acima circulou nas redes sociais. A sombra integrante da passeata das milicias governamentais é coerente: ela projeta no solo a imagem sinistra da morte com a terrível ceifadeira. Tudo a ver. Em tempo: a foto foi confirmada por sites de checagem de fake news, como o e.farsas. É verdadeira.
sexta-feira, 8 de maio de 2020
Covid-19 - Agora é oficial, revista científica diz que Bolsonaro é a maior ameaça ao Brasil
The Lancet, revista científica de prestígio, publicou um editorial sobre a pandemia da Covid-19, onde cita o avanço da doença no Brasil. Somo o país com a maior taxa de transmissão do mundo, segundo estudo do Imperial College, de Londres.
"Grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro são os principais pontos quentes agora, mas há preocupações e sinais precoces de que as infecções estão se movendo para o interior para cidades menores, com provisões inadequadas de leitos e ventiladores para terapia intensiva. No entanto, talvez a maior ameaça à resposta do COVID-19 no Brasil seja seu presidente, Jair Bolsonaro", afirma The Lancet.
A revista destaca o comentário de Bolsonaro, na semana passada, sobre o número cada vez maior de casos do COVID-19, quando ele respondeu: “E daí? O que você quer que eu faça?".
"A liderança do Brasil perdeu sua bússola moral, se é que alguma vez a teve", sublinha The Lancet.
LEIA EM THE LANCET, AQUI
"Bonde" do governo invade o STF
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| Um estranho "bonde" acelera em direção ao reduto adversário. Foto Marcos Correa PR. |
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| A marcha dos mascarados assustou Dona Laurinda. |
Toca o telefone e é minha mãe ligando da favela do Rato Molhado. Apavorada. Estava colada na TV a cabo pirata e viu um bando sinistro de engravatados mascarados marchando apressados. Com a vista curta, ela logo imaginou que era o "bonde da milícia" brotando no pedaço e tentando invadir a comunidade.
Para acalmar Dona Laurinda expliquei que era quase isso, mas podia ficar tranquila. A parada era de uns playboys e riquinhos que estavam de olho no território do STF em outra comunidade. Queriam dar uma prensa no chefe da facção do outro lado da rua. Mandar um papo reto para um elemento que estava perturbando o movimento.
- O bagulho tá doido, também fiquei bolado, mãe, mas nada a ver com Rato Molhado. Fica na paz.
Regina Duarte, a debochadinha do Brasil...
| O momento em que Regina debocha das mortes: "Ohóóóóóóóóóóóóóóóó" |
| Na tela da CNN Brasil, o show de afrontas de Regina Duarte. |
Quando Bolsonaro convocou Regina Duarte para servir ao governo como Secretária da Cultura, alguns ex-colegas, um ou outro colunista e pelo menos uma comentarista do setor cultural saudaram a escolha da atriz. "É uma querida". Inocentes...
Regina dá mostra há anos do que carrega no sombrio backstage do sorriso congelado.
Durante entrevista à CNN Brasil, ela soltou os vermes, ao vivo, diante do repórter Daniel Adjunto e dos âncoras Reinaldo Gottino e Daniela Lima. Desde cantarolar a marcha "Pra Frente, Brasil" - o hino que embalava torturas e assassinatos durante o governo do ditador Garrastazu Médici. "Não era bom quando a gente cantava isso?", recordou, saudosa - até minimizar crimes. "Houve tortura, secretária. Houve censura", questionou o repórter. Regina contestou: "Bom, mas sempre houve tortura. Stálin!. Quantas mortes!. Hitler!. Quantas mortes! Se a gente ficar arrastando essas mortes..."
VEJA AQUI A ENTREVISTA DA "DEBOCHADINHA DO BRASIL" À CNN AQUI
quinta-feira, 7 de maio de 2020
Fotomemória: Iwo Jima, 75 anos - A verdade sobre uma das mais famosas fotos da Segunda Guerra
| Iwo Jima: a cena histórica e produzida da bandeira no Monte Surubachi. Foto de Joe Rosenthal. Domínio Público. |
por José Esmeraldo Gonçalves
Para quem leu "Fotomemória: a foto que simbolizou a queda de Berlim, há 75 anos", publicado ontem, este post é uma continuação.
A conquista de Iwo Jima, após luta acirrada dos fuzileiros navais americanos contra tropas japonesas, também rendeu foto icônica. Em 23 de fevereiro de 1945, dominada a resistência dos defensores da ilha do Pacífico, o fotógrafo Joe Rosenthal, trabalhando para a Associated Press, escalou o Suribachi, onde japoneses haviam instalado uma bateria de canhões, e apontou sua pesada Speed Graph para o grupo de soldados que plantava uma bandeira no topo do monte.
A "chapa", extraordinariamente plástica, entrou para a história como símbolo não apenas da vitória em Iwo Jima, mas de toda a guerra no Pacífico, Com a cobertura daquele momento inédito, Rosenthal faturou a fama devida, a honra de ser o autor de uma das imagens mais multiplicadas de todos os tempos e, de quebra, ganhou o prestigiado Prêmio Pulitzer.
Momento inédito? Não foi bem assim...
Antes do esforçado fotógrafo chegar ao Suribachi, outro grupo de fuzileiros, ainda com as armas fumegando após ocupar o pico, havia hasteado no local uma versão menor da "stars and stripes".
Do alto do monte via-se toda a ilha. Um oficial achou então que uma bandeira pequena não seria enxergada dos pontos mais distantes. Para o moral da tropa cansada e sofrida, que perdeu no ataque mais de 5 mil companheiros, a visão da bandeira era um alento, o sinal da missão cumprida.
Dito pelo oficial e feito por seus comandados. A primeira bandeira foi retirada. A foto de Joe Rosenthal é, portanto, a segundona de Iwo Jima.
Hora e meia antes de Rosenthal, o sargento Louis Lowery, da revista Leatherneck, havia registrado a cena de colocação da primeira bandeira, o gesto triunfal de um grupo de fuzileiros, parte dos 40 homens que conquistaram a fortificação japonesa. Lowery flagrou a cena real, desarrumada, pouco épica. Já Rosenthal provavelmente teve o feeling, vislumbrou a oportunidade histórica. Mais do que posada, sua foto é coreografada.
quarta-feira, 6 de maio de 2020
Fotomemória: a história da foto que simbolizou a queda de Berlim há 75 anos
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| Foto de Evgueni Khaldei/Multimedia Art Museum/Moscow |
por José Esmeraldo Gonçalves
Dia 2 de maio de 1945, há 75 anos: a bandeira soviética se ergue sobre o Reichstag, sede do governo de Hitler. É o fim da Batalha de Berlim, em curso desde 21 de abril, dia em que o ronco dos tanques pesados IS-2, do Exército Vermelho, foi ouvido nas ruas da cidade que deveria sediar o Reich de mil anos. As tropas nazistas que defendem o último reduto rendem-se aos soviéticos e a Segunda Guerra encaminha-se para o fim, na Europa.
Enquanto os soldados comemoravam a vitória nas ruas de uma Berlim destruída, o fotojornalista Evgueni Khaldei, que acompanhava a ofensiva como correspondente da agência Tass, pensava em como traduzir em uma imagem forte e simbólica daquele momento. Khaldei resolveu dar uma mão à história e produziu a foto que tinha na cabeça.
Repórteres e fotógrafos de revistas ilustradas, como Life, O Cruzeiro e Manchete, conheceram bem esse processo. Uma reportagem sem uma foto de página dupla de abertura ou de capa perde um pouco do seu impacto. É preciso algo que apresente ao leitor, em titulo e imagem, o que ele lerá e verá nas páginas seguintes. Não necessariamente a foto-síntese, de fácil leitura, surge ao longo do trabalho. Khaldei tinha na sua câmera cenas de ação espetaculares e dramáticas, mas nenhuma passava, ao primeiro olhar, o significado do fim de um conflito mundial.
Ele contou, anos depois, em entrevistas, que procurou nas imediações do Reichstag alguém que pudesse confeccionar uma bandeira, pediu a três soldados que o acompanhassem ao topo do prédio e se posicionou para captar a bandeira sobre os escombros de Berlim bombardeada. Há especulações em torno da foto. A fumaça ao fundo teria sido acrescentada em laboratório; um dos soldados ostentaria no pulso relógios saqueados durante a ofensiva final, delito típico dos conquistadores - ainda mais tratando-se de soviéticos vítimas de horrores por parte dos nazistas que invadiram a Rússia -, mas o fotógrafo preferiu retocar a evidência.
Nada disso impediu que a foto de Evgueni Khaldei se tornasse um poderoso logotipo da tomada de Berlim e do fim do poder nazista. O fotojornalista experimentou uma satisfação a mais ao registrar a derrocada de Hitler: judeu, Khaldei teve os pais assassinados pelos nazistas em 1941.
Aquela era também a foto da sua vida.
Sérgio Ricardo, estou contigo. Contra a intolerância, vamos quebrar todos os violões do mundo! • Por Roberto Muggiati
Vejam só, meu bom amigo, Sérgio Ricardo, grande violonista, compositor, escritor, artista plástico e gráfico, cineasta, 88 anos no próximo 18 de junho, passou por maus pedaços mas já está dando a volta por cima. Lembro-me do nosso último encontro, quando escrevi um perfil dele no “Gente e Histórias” da revista Contigo em dezembro de 2010, reproduzido aqui.
Sérgio Ricardo teve seu momento maior num protesto indignado contra a intolerância agressiva da plateia do Festival de MPB da Record de 1967 em São Paulo. O sucesso destes festivais – e todo o subproduto deles em fama e fortuna – criou um formato padrão de “música de festival” – cito alguns exemplos, Apareceu a Margarida, Arrastão, Ponteio, nada contra – mas Sérgio Ricardo queria transmitir um pouco mais de massa crítica nessa história, compôs uma música chamada Beto bom de bola, uma crítica à manipulação dos craques de futebol.
Impedido de dar o seu recado, pelo ruído das vaias, Sérgio Ricardo quebrou o violão contra uma caixa de som e o jogou à plateia. Isso aconteceu na noite da finalíssima, em 21 de outubro de 1967. Doze dias antes, na selva da Bolívia, morria Che Guevara. No dia seguinte à explosão de Sérgio Ricardo, o jornal Notícias Populares, mestre das manchetes de duplo sentido, estampava na primeira página em letras garrafais: VIOLADA EM PLENO AUDITÓRIO. Vejam o vídeo: https://musicaemprosa.wordpress.com/2019/01/16/beto-bom-de-bola-vaias-e-violao-quebrado-no-festival-da-record-1967/
Epílogo
O tempo, em desabalada carreira a partir daí, provou que Sérgio Ricardo tinha razão. O choque ideológico concentrou-se nos festivais em 1968, na tumultuada apresentação de Caetano Veloso em São Paulo com o polêmico E proibido proibir, seguido de vaias e discurso puxado a Fernando Pessoa e, logo depois, no duelo final no Maracanãzinho entre Sabiá e Caminhando (Pra não dizer que não falei de flores), de Geraldo Vandré. Não foi o pronunciamento ingênuo do deputado Márcio Moreira Alves no Congresso Nacional em Brasília, concitando as moças de Agulhas Negras a não dançarem com os cadetes da Academia Militar no baile do Sete de Setembro, que causou a decretação do AI-5, mas sim a adesão popular à música de Vandré, que era uma clara conclamação à luta armada contra a ditadura militar: “Vem, vamos embora que esperar não é saber./Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.”
Vocês que nem eram nascidos na época vejam e julguem por estas imagens da apresentação de Vandré no Maracanãzinho
https://www.youtube.com/watch?v=wkEGNgib2Yw
Como disse então sabiamente Geraldo Vandré, “a vida não se resume em festivais.” Da Viola enluarada dos irmãos Valle e do violão quebrado de Sérgio Ricardo, se passaram 53 anos, iniciados pela guerra sangrenta dos Anos de Chumbo. Apesar da ilusória volta à democracia em 1985, o brasileiro – mesmo nesta hora em que se vê confrontado com a morte na trágica pandemia do coronavírus, continua intolerante. Por isso mesmo, invoco criaturas destemidas como Sérgio Ricardo para quebrarmos todos os violões do mundo contra a intransigência e para resistirmos à ignorância e seguirmos em frente, movidos pelas poucas certezas que uma vida ética e solidária sempre nos forneceu.
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Marcelo Migliaccio: carta ao pai
O jornalista Marcelo Migliaccio publicou no Facebook um texto comovente sobre a morte do pai, Flávio Migliaccio.
"Ele agora é para nós uma imensa saudade e lembranças maravilhosas", escreveu.
Para Marcelo Migliaccio, que trabalhou na Manchete, na segunda metade do anos 1990, onde fez muitos amigos, o nosso abraço.
| Foto; Reprodução Facebook |
| Reprodução Facebook |
FLÁVIO MIGLIACCIO (1934-2020): A PRIMEIRA VEZ
NA MANCHETE
| Reprodução Manchete |
A Manchete documentou desde 1960 muitos passos da Flávio Migliaccio, no teatro, no cinema e na TV.
A reprodução acima é o primeiro registro da carreira do ator, diretor, dramaturgo e roteirista publicado na revista. Em 1960, depois de uma temporada de quatro meses de sucesso em São Paulo, a peça "Chapetuba Futebol Clube", de Oduvaldo Viana Filho, direção de Augusto Boal, chegava ao Rio de Janeiro, com Flávio Migliaccio no elenco, ao lado de nomes como Nelson Xavier, Milton Gonçalves, Francisco de Assis, José Renato. Uma escalada que o levou a um lugar de destaque na cultura brasileira e no coração de milhares de fãs, muitos do quais têm na memória o Xerife, de Shazam & Xerife, o seriado que embalou muitas infâncias.
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