quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Censura: o segundo atentado contra o Porta dos Fundos

Os sinais do Brasil sob regime arbitrário são agora lançados diariamente. Perseguições, ameaças, preconceitos, mentiras, difamação de opositores, decretos, assassinatos de ambientalistas e índios,  até atentados com artefatos incendiários e a volta da censura. Na mesma semana em que a TV Brasil - onde o veto a determinados temas parece ter se  tornado uma prática editorial - corta trecho de uma reportagem sobre uma exposição que revivia a história do Pasquim, eliminando a referência sobre a prisão dos jornalista na ditadura, um desembargador manda que a Netflix retire do ar o especial humorístico do Porta dos Fundos, a sátira "A primeira tentação de Cristo".
É uma espécie de segundo atentado ao grupo, depois de um bando lançar coquetéis molotov contra a sede da produtora.
O desembargador Benedicto Abicair alegou que "o direito à liberdade de expressão, imprensa e artística não é absoluto", daí a censura. Curiosamente, o mesmo desembargador se manifestou, em 2007, sobre um processo contra Jair Bolsonaro, em argumentação contrária. A propósito de declarações homofóbicas e racista do então deputado no programa CQC, Abicair declarou em seu voto, segundo reportagem do Globo, hoje, que não via como "em uma democracia censurar o direito o direito de manifestação de quem quer que seja".
Ou desembargador mudou de opinião ou deve-se considerar que o Brasil não está mais em uma democracia.
ATUALIZAÇÃO: A Netflix recorreu ao STF e o ministro Dias Toffoli liberou o especial do Porta dos Fundos, cancelando a decisão do desembargador.

terça-feira, 7 de janeiro de 2020

O Brasil vai à guerra no Irã. Verás que os filhos dos outros não fogem à luta








por O.V.Pochê

As redes sociais estão lotadas de memes sobre a crise EUA-Irã. Por enquanto, são piadas, mas tem que esteja levando a sério.
O Brasil já teria avisado a Washington que "estamos aí para o que precisar". Ou seja, se depender do Planalto, o bicho vai pegar. Digamos que o Tio Trump, após bombardear os 52 alvos da terra dos aiatolás, precise enviar tropas terrestres e ligue para o seu ajudante de ordens, o Bozo, pedindo alguns batalhões.
Sabe-se que operações aéreas destroem e matam, mas para conquistar território mesmo, como foi o caso do Iraque, é preciso botar o pé na estrada. É aí que o Brasil pode ser convocado.
O ideal é abrir um voluntariado para formar uma tropa mais motivada. O atual governo tem ministros extremamente bélicos, assim como apoiadores loucos para encarnar os Rambos e Braddocks da nova era. Bolsonaro pode convocar a turma pelo twitter. Deputados, senadores e governadores que foram eleitos na onda do capitão inativo certamente não vão se negar a se alistar nas forças brasileiras que integrarão a coalização que vai botar os aiatolás pra correr.  Olavo de Carvalho pode ser o estrategista principal. O próprio Bolsonaro seria o Churchill tropical. Os zero um, dois e três já estão praticamente treinados para o combate. Damares poderia comandar os pelotões femininos e Janaína Paschoal preencheria a cota de mulheres no Estado Maior. O general Heleno seria o Patton à frente da meia dúzia de tanques brasileiros que ainda rodam. Onyx Lorenzoni poderia ser o motoqueiro do iFood para alimentar as tropas no deserto. O ginasta Diego Hypólito, agora próximo ao clã, cuidaria da preparação física dos soldados. Queiroz seria responsável pela intendência e movimentação financeira da ofensiva. As operações aéreas seriam coordenadas pelo astronauta Marcos Pontes. A equipe do Antagonista se ofereceria para o corpo de correspondentes de guerra ao lado de Ratinho, Sílvio  Santos, Datena e Eliane Cantanhêde. O "bispo" Macedo vai de capelão-mor. Regina Duarte e Márcio Garcia vão  cuidar do entretenimento para as tropas, o que incluirá shows de Gustavo Lima, Zezé di Camargo e Eduardo Costa, entre outros. Mas a festinha após cada batalha vencida ficará por contra de Neymar, o anfitrião das baladas. Empresários não se negarão a trocar seus gabinetes pelas trincheiras. Paulo Skaff faria a Fiesp virar um bravo comando de Seals. Luciano Hang comandaria um batalhão de funcionários da Havan, até uniformes eles já têm. As Lojas Riachuelo podem doar os coturnos de campanha. Dallagnol seria o administrador do grupo de Whatsapp do Alto Comando. As manifestantes que costumam ir às ruas com a camisa da CBF serão enfermeiras-voluntárias e muitas doarão suas ricas aposentadorias para o esforço de guerra.  O jogador Felipe Mello vai se alistar, mas só será utilizado quando os combates entrarem na fase do corpo a corpo.
Após a vitória final, o Brasil, como integrante da coalizão vitoriosa, terá direito a participar do novo governo do Irã. Aí entra o Paulo Guedes que fará as reformas da previdência e trabalhista do país conquistado e privatizará tudo, incluindo as ruínas de Persepólis, que ele não sabe bem pra que servem e que transformará em um condomínio residencial, o "Vivendas de Teerã". Nos campos de petróleo infelizmente não vai poder mexer, é área do Tio Trump.
Como se vê, o Brasil está preparado.
Só falta o Trump dizer quando será o Dia D. Ou melhor, o Dia B.

domingo, 5 de janeiro de 2020

Com o fim da marca Beatle, o Fusca vira memória e se despede definitivamente. Veja o vídeo que celebra o adeus do mito sobre rodas


por José Bálsamo

O Fusca já se despediu várias vezes na última década. Brasil e México foram os últimos países a dar adeus ao Fusca.
No Brasil, registre-se, saiu de cena duas vezes: em 1986 e 1996 (depois de por intervenção do então presidente Itamar Franco o Fusca voltar a ser fabricado a partir de 1993)
Agora, nos Estados Unidos, acontece o fim da marca Beatle, que não será mais utilizada em nenhum lançamento. O Volkwagen Beetle saiu de linha em 2019 e levou junto um mito do automobilismo.
Para marcar a despedida definitiva, a Volkswagen USA divulgou há poucos dias um vídeo especial chamado "A última milha".
Observe bem que no meio da multidão que aplaude o Fusca aparecem Kevin Bacon, Andy Warhol e Andy Cohen, um conhecido apresentador da TV americana. A trilha sonora Let it Be, dos Beatles, acompanha a última jornada do Fusca que é pontuada por uma frase: "quando uma estrada acaba, outra começa".

VEJA O ADEUS DEFINITIVO DO FUSCA, CLIQUE AQUI 

A loucademia da Inteligência Artificial

por Flávio Sépia
A inteligência artificial está avançando quase na velocidade de um Fórmula 1. A coisa está tão acelerada que começa ficar fora de controle. Com a velocidade de conexão 5G batendo à porta, a cada dia aparece um robô superdotado para ocupar uma atividade antes reservada a humanos. Já existem robôs-jornalistas, robôs-pilotos, robôs-médicos, robôs-faxineiros, robôs-operário, robôs-barmen etc.
A novidade mais recente da dupla inteligência artificial+robô é um sofisticado equipamento para fazer pízzas. Você digita o tipo e tamanho que você quer e a máquina entrega a massa em minutos. A geringonça é capaz de fazer 300 pizzas por hora. O pizzaiolo dança.
A robótica também chega à religião e pastores, padres, rabinos, pais de santo e gurus em geral  etc também correm risco. Em troca de uma moeda e com o simples apertar de um botão o pecador poderá ouvir orações, salmos, pregações a gosto e fala direto com o santo ou com os búzios. Poderá criar, por exemplo, um avatar e levá-lo a visitar um paraíso virtual. Poderá fazer selfies em 3D com a divindade de sua preferência.
O problema vai ser o que fazer com os milhões de desempregados pela tecnologia. O mercado de entrega e comida por aplicativo não vai absorver tanta gente.

sábado, 4 de janeiro de 2020

Drones de guerra: a morte voa em silêncio

O drone MQ-9 Reaper do tipo que explodiu o general iraniano. Reprodução Twitter.


No filme Good Kill, a rotina dos pilotos de drone a milhares de quilômetros do alvo. Na foto,o ator Ethan Hawke, que faz o papel do piloto e a co-piloto interpretada por Zoe Kravitz. Foto: Divulgação

A morte de Qassem Soleimani, o líder da Força Quds, a tropa de elite da Guarda Revolucionária do Irá, é a notícia que abre o ano no planeta. No caso, como diria McLuhan, o meio foi a mensagem. O drone. O auge da guerra tecnológica.

Esqueça Patton e seus tanques e a lama dos campos de batalha. As armas do século 21 são profiláticas.

Assim como fez de Patton um herói, Hollywood mostrou em Good Kill, filme de 2014, a rotina dos operadores do drones que a milhares de quilômetros do alvo cumprem missões como a que explodiu o general iraniano.

Dizem que Soleimani era um estrategista. Se era, esqueceu de olhar pra cima. Não que ele pudesse enxergar o inimigo que voa a mais de 10 mil metros de altura, mas deveria contar com essa possibilidade. Esse tipo de guerra está no Afeganistão, no Iraque, na Síria, no Iémen...

Mas Good Kill (em tradução livre, Morte Limpa) não apenas celebra a tecnologia. Mostra uma  espécie de angustia que acomete os pilotos de drones. Eles são como funcionários que cumprem expediente, vão à guerra em turnos, no conforto do ar condicionado e, após as missões, voltam para casa e para mulheres e filhos em típicos  subúrbios americanos  O filme dirigido por Andrew Niccol vai muito além do ufanismo e capta os efeitos psicológicos dos top guns da poltrona. O protagonista, um major vivido por Ethan Hawke, passa 12 horas por dia lutando contra o Talibã de um bunker nas imediações de Las Vegas. Na mão, o joystick que comanda drones do outro lado do mundo. O drama existencial do major que o filme focaliza não é inteiramente fictício. A Newsweek fez há algum tempo uma matéria com um ex-operador de drones que viveu o impacto psicológico da função de matar pessoas por controle remoto. A era do guerreiro de home office. Depois de seis anos na Força Aérea, o entrevistado da Newseek voltou à vida civil com estresse pós-traumático e se surpreendeu ao ver que sua ficha registrava participação em 1.626 mortes. Impossível garantir que todos eram terroristas. Quase invariavelmente, inocentes entram na cota do "dano colateral". O que, independentemente da ação comandada por Donald Trump ser mais um ato eleitoral para tirar atenção de um processo de impeachment, está longe de transformar Soleimani em vítima colateral. Ao contrário, ele era o cruel gauleiter de uma ditadura religiosa e fundamentalista como muitas, de vários credos, que ameaçam democracias e que, no Irã, provocou milhares de mortes durante recente onda de protestos.

Fotografia: imagem planejada pinta cena com luz e técnica


Foto planejada por Johnson Barros, fotógrafo e sargento da Força Aérea Brasileira, está entre as tr~es melhores do mundo no ranking da revista especializada Aviation Week.
Veja no site Aeroflat como foi feita essa imagem, AQUI

quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

O que os Novos Anos 20 terão a ver com os Loucos Anos 20...



por José Esmeraldo Gonçalves

A edição de janeiro da revista britânica Tatler convidou Nicole Kidman para ilustrar uma capa temática sobre os Novos Anos 20.

A ilação remete a uma era do século passado quando o mundo desbundou de vez. A gíria não existia, mas serve para definir o período entre 1919 e 1929, os Loucos Anos Vinte, quando o planeta parecia girar mais rápido e acelerar mudanças sociais, industriais e culturais.

Depois da tragédia e do sofrimento provocados pela Primeira Guerra, a Europa mandava a mensagem dos seus Années Folles: cair de boca na vida antes que outra guerra acabe com a festa. E o mundo entendeu o recado. Os Estados Unidos embarcaram nos Roaring Twenties e até o Rio de Janeiro, como conta o novo livro de Ruy Castro - Metrópole à Beira-Mar - o Rio Moderno dos Anos 20 - também pirou na modernidade. Que não se entenda mal, aquelas gerações bebiam, dançavam, amavam as drogas e o sexo e com o mesmo dinamismo faziam a literatura, a arte, a música, a arquitetura, o comportamento, os direitos sociais, as indústrias cinematográfica e automobilística, a telefonia, o rádio e o jornalismo avançarem anos-luz. Eram os tempos de Ernest Hemingway, F. Scott Fitzgerald e Gertrude Stein. Sinclair Lewis, art déco, expressionismo, surrealismo, jazz, Bauhaus, Henry Ford, Man Ray, Max Ernst, Pablo Picasso, André Breton, Joan Miró, Marcel Duchamp e Salvador Dali, entre tantos outros. Aqui, o agito cultural era ditado por nomes como João do Rio, Lima Barreto, Gilka Machado, Álvaro e Eugenia Moreyra, Bidu Sayão, Vila-Lobos, Agripino Grieco, Di Cavalcanti, Cícero Dias, Sinhô e Pixinguinha. O Rio, como conta Ruy Castro, fazia sua parte e tocava o Brasil para a frente.

Os Loucos Anos 20 chegaram ao fim em uma data precisa: 29 de outubro de 1929, a Terça-Feira Negra que quebrou a Bolsa de Valores de Nova York e espalhou pelo mundo um rastilho que transformou economias em cinzas e desempregou milhões de pessoas.

Não se sabe como serão nem como terminarão os New Twenties que a Tatler anuncia. Aqueles, os do século passado, acabaram em ditaduras e guerras das quais o mundo precisou novamente se recuperar nos anos 1950. Esses que agora começam estão sob a sombra dos avanços da direita, do fundamentalismo religioso, da intolerância e de uma economia que nega prosperidade para bilhões de pessoas,  concentra riquezas em pequeno percentual de bolsos e cofres e, por último mas não menos importante, despreza os impactos do aquecimento global. Mas aí é outro capítulo. 

Impostos-fantasia: a nova criação do governo para 2020...

Parece, mas não é piada. Até porque vai doer no bolso de muitos brasileiros. O governo Bolsonaro-Paulo Guedes extrapola na imaginação e agora cria impostos-fantasia.

Explica-se: a dupla que governa o Brasil decretou que os bancos podem cobrar uma taxa sobre o limite do cheque especial. Ou seja, sobre aquele valor que oferecem em tese ao cliente e que este nem sempre usa ou, em alguns casos, de reserva mais alta, nunca usam.

O outro imposto-fantasia é sobre o sol. Depois de, nos últimos anos, em razão de políticas de incentivo às energias renováveis, propagar o uso da energia solar,  o governo resolveu agora taxar o astro-rei. Na prática, os citados presidente e ministro   consideram que o sol é uma estatal ou um serviço público ao qual o usuário deve remunerar.

2020: a internet vibrou com essas mãos desgovernadas...

Papa Francisco: mão de barra-brava. Reprodução Twitter


Grazi: mão comemorativa... Reprodução Instagram

por Pedro Juan Bettencourt

Dois assuntos são campeões de cliques na internet neste começo de ano. Por acaso, os dois envolvem... mãos.

O primeiro a viralizar foi a cena da mão do papa Francisco que deu uma de barra-brava argentino e mandou um duplo tapa na igualmente mão da devota que lhe deu uns puxões na Praça São Pedro.

Já a mão de Grazi Massafera parece ganhar vida própria em uma foto de amigos em confraternização na Praia do Carneiros, em Pernambuco. Atentas, as redes sociais perceberam que assim como quem não quer nada a 'mão boba' alvejou em ponto estratégico o namorado da atriz, o ator Caio Castro.

Na mídia e nas redes sociais, a onda das fake news chega às estatísticas?

Os primeiros dias de 2020 jogam na praia da mídia e das redes sociais uma nova polêmica: a das estatísticas possivelmente fakes.

Inicialmente, uma suposta pesquisa realizada pela Associação Brasileira dos Lojistas de Shopping (Alshop) trombeteou que as vendas de fim de ano tiveram um acréscimo de mais de nove por cento. Lojistas de uma entidade dissidente, a Associação Brasileira dos Lojistas Satélites, contestaram os números (70% dos seus filiados afirmaram que as vendas foram iguais ou inferiores às do ano passado) e o Ibope, a quem a Alshop atribuiu a confirmação das informações, publicou nota afirmando que não repassou dado algum para o tal levantamento.

O número de pessoas em Copacabana também levanta dúvidas. Segundo veículos da grande mídia, cerca de 3 milhões de pessoas assistiram nas areias de Copacabana à tradicional queima de fogos. O cálculo seria da PM. Nas redes sociais, moradores de Copacabana falam sobre impressão contrária: a de mais espaços vazios do que no ano passado. Já a prefeitura do Rio de Janeiro divulgou que a cidade recebeu exatos 1 milhão e 700 mil turistas, mas não informa como chegou a esse número.  Em réveillons anteriores, a mídia deu destaque às ocorrências de violência ou arrastões e, principalmente, roubos de celulares. A PM não divulgou ainda o balanço total de ocorrências, mas informa que deteve apenas dez pessoas, número considerado bem baixo já em em 2015, 2017 e 2018 as cenas de delegacia lotada de turistas vítimas de roubo foram recorrentes.

Embora não tenha divulgado os números oficiais finais, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) esperava alcançar 100% das vagas ocupadas no Rio de Janeiro. A conferir.

No ano das fake news, em que o governo federal foi várias vezes flagrado divulgando números falsos, as estatísticas oficiais saem abaladas e entram em 2020 sob fortes dúvidas.

Em geral, a mídia divulga os números tal como os recebe. Na prática, deveriam ser checados por agências especializadas ou correm o risco de se transformarem em instrumentos de propaganda política ao gosto do freguês.

quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

2020: Rio de luz e cor...

Que venha 2020. Foto Fernando Maia/Riotur/Divulgação

Copacabana: a porta de entrada do Ano Novo. Foto de Alex Ferro/Riotur/Divulgação

O amanhecer de 2020. Foto de Alex Ferro/Riotur/Divulgação

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Mídia: a diferença entre jornalismo e cinismo

Reprodução El País

Os oligarcas da mídia brasileira são tão fanáticos pelo neoliberalismo que não conseguem nem mais pautar a realidade. Ao contrário, deturpam.
Está no ar no site do El País um tipo de jornalismo que os editores dos veículos conservadores são incapazes de ver ou são obrigados a fechar os olhos para os fatos.  E olha que El Pais não é exatamente um canal revolucionário ou de esquerda. Apenas, parece bem mais honesto.
EL Pais fala sobre um aspecto da precariedade do emprego: o dos entregadores de aplicativos que trabalham 16 horas por dia sem qualquer direito ou garantia.

Reprodução O Globo

A reportagem do site está no ar no mesmo dia em que o Globo, em acesso de cinismo, comemora outra evidência da degradação do trabalho: o crescimento do número de "trabalhadores intermitentes". Trata-se de uma nova geração de boias-frias agora legalizados pela reforma trabalhista, sem direitos nem segurança, que o jornal festeja como "retomada" da economia.

Informe-se, leia a reportagem do El Pais AQUI

Paolla Oliveira: a virada do ano

Reprodução Instagram
por Ed Sá

Já houve um passado recente em que revistas impressas de celebridades brigariam por uma foto dessas. Uma página inteira, uma capa. O conteúdo provocante que mantinha tais publicações hoje vai direto para as redes sociais.

Constantemente, celebridades satisfazem a curiosidade de milhões de leitores e fãs e postam rotinas, opiniões e curvas. E que curvas!


A foto acima, do Instagram de Paola Oliveira, recebeu em pouco tempo mais de um milhão de curtidas que dispensam os antigos intermediários: as revistas, as colunas de jornais impressos.

Sem saudosismo. A internet está aí para facilitar essa ligação direta. Nunca esse tipo de comunicação foi tão expresso.

São novos e mais ágeis dias. No caso da foto, mais democráticos, mais generosos e compartilhados tempos. Salve, Paolla!

domingo, 29 de dezembro de 2019

Adeus, Lolita

Sue Lyon em Lolita. 
E Humbert (James Mason) encantado.  


Em 1961, antes da estréia, Manchete antecipou detalhes das filmagens da "heroína mais escandalosa
do século". Reprodução Manchete

por Ed Sá

Sue Lyon em foto recente.publicada
no site Star Station
Sue Lyon, a Lolita do filme homônimo de Stanley Kubrick, baseado no romance de Vladimir Nabokov, morreu aos 73 anos em Los Angeles, distante da fama, pelo menos para as novas gerações.
Mas se houvesse internet em 1962, quando o filme foi lançado, Lyon, então com 14 anos, seria recordista dos trend topics por meses. A imagem da adolescente de biquíni, no filme Dolores Haze,  que se relaciona com Humbert Humbert, de meia-idade, interpretado por James Mason, agitou a mídia, provocou ligas de moralistas e encheu as salas de cinema.

O papel foi sucesso e fardo na carreira da atriz. Virou um rótulo. Dois anos depois ela filmou "A Noite do Iguana", quando seduz um homem mais velho, dessa vez interpretado por Richard Burton.

Até a vida real imitou a arte, de certa forma: ela se casou em 1964, aos 16 anos, com um roteirista dez anos mais velho.

Lolita ganhou o carimbo de cult e entrou para a história do cinema. Tanto que é um dos filmes que mais geraram trívias, as historinhas de bastidores das filmagens que fazem a cabeça de nerds e cinéfilos e que circulam até hoje em dezenas de sites.

Conheça algumas dessas revelações of câmeras:

* Stanley Kubrick viu Sue Lyon em um programa de TV onde ela "seduzia" um professor. Um detalhe o convenceu a contratar a atriz: o tamanho dos seios, que eram avantajados para a idade dela na época (13).


* Uma das imagens mais icônicas de Sue Lyon como Lolita é a que mostra a atriz de óculos em forma de coração e chupando um pirulito. É uma criação do fotógrafo Bert Stern, foi usada para divulgação e a cena não aparece no filme.


* O escritor Vladimir Nabokov teria preferido que Lolita fosse interpretada pela atrizinha francesa Catherine Demongeot vista em "Zazie dans le metro". Stanley Kubrick também. Mas o diretor optou por uma atriz um pouco mais velha e que aparentava ainda mais idade. Preferiu evitar problemas ainda maiores com a censura e "envelheceu" a ninfeta que no livro tem 12 anos.

* O livro, de 1955, foi proibido em vários países. Por isso, o roteiro do filme se afasta da trama original. Além disso, Kubrick preferiu filmá-lo secretamente em Londres.

* Sue Lyon não foi à estréia em Nova York em junho de 1962. Nos Estados Unidos, o filme foi proibido para menores de 18 anos. Mas ela compareceu à estréia de Londres, dois meses depois.

* Cary Grant foi convidado para fazer o papel do Humbert. Recusou por achar o filme imoral.

* O desempenho de Sue Lyon lhe valeu o prêmio de revelação do ano no Globo de Ouro de 1963.

* Lolita é morena no livro e loura no filme.

* No começo do filme, Stanley Kubrick aparece rapidamente, saindo da cena, no momento em que Humbert abre a porta.

* Caso a censura fosse intransigente, Kubrick tinha uma carta na manga: fazer com que Humbert e Lolita se casassem em um estado onde isso não fosse ilegal.


*Em 1997, Dominique Swain, então com 16 anos, protagonizou o remake de Lolita, dirigido por Adrian Lyne, com Jerymi Irons e  Melanie Griffith. Essa versão é mais fiel ao romance de Nabokov. 

Antonio Guerreiro (1947-2019): para sempre entre estrelas

Antonio Guerreiro no seus estúdio no Catete. Foto Manchete/Reprodução

E na Adega Pérola, em Copacabana, saboreando tapas. Foto Daniella Dacorso/Reprodução Manchete

A beleza de Sônia Braga...

...segundo Antonio Guerreiro. Reprodução Manchete

Antonio Guerreiro começou a se destacar como fotógrafo no Correio da Manha. Em dupla com o colunista Daniel Más, ilustrava uma página com personagens da cidade no fim dos anos 1960.

Mas foi o seu trabalho na revista Setenta, da Abril, que chamou a atenção de Justino Martins e Adolpho Bloch. A Setenta durou pouco e deixou como marcas o talento e o bom gosto de Guerreiro ao fotografar moda, o que lhe rendeu um convite para ser correspondente da Manchete em Paris.

Foram dois anos de matérias variadas. Ele não apenas cobriu os principais desfiles da Europa, como fotografou atrizes, festivais e personalidades que eram entrevistadas pela revista.

Após a temporada em Paris, Guerreiro voltou para o Brasil, montou seu estúdio, mas jamais rompeu o vínculo com a Manchete. Tornou-se um colaborador assíduo da revista, principalmente nos anos 1980, quando assinou dezenas de capas.

Suas lentes registraram a beleza de Sônia Braga, Sandra Brea, Bruna Lombardi, Claudia Ohana, Vera Fisher, Luíza Brunet e Luma de Oliveira, entre tantas outras modelos e atrizes.

Antonio Guerreiro morreu ontem, no Rio. Deixa no seu acervo as estrelas da cidade que amou e da qual ele próprio foi um personagem.

sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Fotomemória do Rio: estrelas de luz no Natal e Réveillon


Muito antes da Árvore da Lagoa,  Rio se iluminava para o Natal e o Ano Novo.

A foto é da Manchete, de 1953.

Uma empresa, a Predial Corcovado, gastou 50 mil cruzeiros para instalar milhares de lâmpadas em vários pontos da cidade. E olha que, na época, o patrocinador não tinha direito a abater dos impostos o valor investido - generosa colher-de-chá que os empresários atuais ganham dos governos -, e ainda teve que alugar geradores, já que a Light, então pertencente a canadenses, era pouco confiável.

O destaque da decoração foram as estrelas ao pé do Redentor, no Corcovado.

O Rio ficou assim brilhante e conduzido por estrelas de luz, como canta o célebre samba da Mocidade, até o dia 6 de janeiro.

Aquela decoração foi única, não se repetiu nos anos seguintes. O mais próximo das luzes natalinas e de Ano Novo que o Rio voltou a ver foi a Árvore da Lagoa, que foi montada pela primeira vez em 1996.

quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Mídia: jornalistas brasileiros têm hora marcada para sofrer assédio moral. Todo dia, na "coletiva" do escracho.

Foi cena recorrente em 2019. É uma espécie de calvário.

Jornalistas que são escalados para cobrir aquela paradinha abjeta em forma de "coletiva" que Bolsonaro oferece à nação todo dia, no portão do Alvorada, já saem das redações sabendo que vão para um cercadinho ser xingados, que as mães serão ofendidas, que ouvirão gritos, palavões e grosserias.

E, por tabela, também serão moralmente agredidos e ameaçados pela claque que é incentivada a aplaudir cada xingamento como se estivesse no auditório do Ratinho, do Datena ou do Sílvio Santos.

A culpa é do Bolsonaro? Claro, essa é a política oficial de comunicação. Mas o capitão inativo não é o único responsável pela cena deplorável de todas as manhãs. Os principais veículos têm coparticipação no espetáculo de assédio moral diário. Editores de fino trato continuam enviando os jornalistas para o curral da vergonha, com se mandassem gado para o abate.

Se fossem solidários, coleguinhas mais empoderados, como colunistas políticos e de mercado, articulistas fixos e convidados, editorialistas, âncoras de telejornais etc deveriam se voluntariar para substituir os pobres repórteres na "coletiva" do escracho, pelo menos durante um ou dois dias na semana.

Já tem plantonista apelando para o espírito cristão.

Afinal, tem mãe de jornalista que não aguenta mais ser esculhambada pelo presidente.