sábado, 26 de fevereiro de 2022

Antes fosse Vladimir Lênin..

Uma nova invasão dos bárbaros?
por José Bálsamo 

A Rússia deu ao mundo a beleza e criatividade de escritores como Dostoievski, Tolstoi, Tchecov, Puschkin e Gogol, entre outros; compositores como Tchaikovsky, Rimsky-Korsakoff, Rachmaninoff, Prokofiev e Stravinsky; cineastas como Sergei Eisenstein, Dziga Vertov, Sokurov. Tarkovsky; o Balé Russo de Diaguilev com Nijinski, o Balé Bolshoi, Ana Pavlova, Rudolf Nureiev, Mikhail Baryshnikov.

Já em matéria de políticos, a Rússia é uma execração: quase só deu tiranos sanguinários, como Ivã, o Terrível, Catarina, a Grande, a maioria dos czares e os ditadores comunistas como Stálin e Brejnev. Houve poucas exceções: Vladimir Lênin, que morreu cedo; Leon Trotsky, que mataram cedo; e Mikhail Gorbachev, que teve a coragem de decretar a falência da URSS. O povo russo parece que gosta de sofrer e vem aturando passivamente há séculos ditadores autoritários.

Vamos ver no que dá este imbróglio internacional provocado agora pelo presidente russo. Como se não bastasse a pandemia, surge um Putin para complicar a vida de todo mundo...


Nenhum comentário: